aris recebeu, na última semana, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação da Europa: o Viva Technology. A atração, que tem como objetivo reunir as principais startups do continente e trazer discussões sobre transformação digital, possibilitou encontros históricos como o de Elon Musk e Bernard Arnault nos bastidores, dois dos homens mais ricos do mundo segundo a Forbes. Além disso, Musk foi a estrela principal do evento.

O bilionário falou que é fundamental regulamentar a inteligência artificial para evitar problemas no futuro. Rafael Martins, empreendedor brasileiro e fundador e CEO da startup Share, reuniu 4 das principais tendências apresentadas no evento.

Inteligência Artificial

“Sem dúvida foi o grande tema, seguramente 50% das palestras eram sobre IA ou mencionavam em algum momento. As 3 falas mais aguardadas citaram fortemente o tema. Emanuel Macron, presidente da França,  destacou o desafio de qualificar as pessoas com IA o mais rápido possível, Elon Musk falou sobre sua euforia e preocupação com IA, pela abundância de serviços que teremos e pelas possibilidades descontroladas e Bernard Arnault, do Grupo LVMH,  se mostrou otimista com as possibilidades para seu grupo”

Metaverso

“Diversas ativações de todos os tipos estavam relacionadas à realidade virtual. A própria Meta, em seu estande, praticamente só fez ativações com os óculos Quest. A LVMH, que também é sócia do evento, mostrou inúmeras ativações em realidade virtual, aumentada e mista usando seus produtos luxuosos, bem como grupo L’Oréal com suas maquiagens e produtos de beleza”

Mobilidade

“Carros elétricos apresentados pela Audi e Renault, e diversos novos fabricantes de carros elétricos e autônomos, era o que se via por toda feira. Mas desta vez a mobilidade ganhou outro patamar, com opções de bicicletas e até barcos elétricos, com destaque para o helicóptero individual da Zapata”

Sustentabilidade

“Muitas palestras e cases práticos mostraram como as grandes empresas estão reduzindo o CO2 e como estão empenhadas em não agredir o meio ambiente. Em um mundo frenético onde o fast fashion está em todos os lugares, puxar a pauta sustentável é um desafio, mas avalio que a maioria das marcas já está com boas estruturas e programas para isso”.

Fonte: Forbes

Tags: Inteligência artificial, metaverso, mobilidade, sustentabilidade