Após dois anos de crescimento acentuado, o mercado de computadores domésticos despencou em 2022, com queda de 16% em relação ao ano anterior. Segundo a Apple, o volume de vendas de suas linhas de Macs também caiu no ano passado, mas índice foi de apenas 7,5%.

Apesar de os números relativos não serem favoráveis, em termos absolutos o volume de vendas de PCs e Macs ainda é superior ao de 2019, último ano antes da pandemia de covid-19. Vale ressaltar que a análise também considera as vendas de notebooks, e não apenas desktops.

Resultados inflados pela pandemia

Segundo pesquisa publicada pelo Canalys, o mercado de PCs registrou a venda de aproximadamente 285,1 milhões de unidades. O número é inferior aos anos de 2020 e 2021, que registraram 290 milhões e 350 milhões, respectivamente.

No entanto, a queda no último ano não configura, ainda, um indicativo de encolhimento do mercado. Esse volume ainda está aproximadamente 5% acima do de 2019, representando um crescimento em relação aos anos pré-pandemia.

Por mais que o lockdown e os protocolos de isolamento tenham impactado negativamente diversos setores de produtos e serviços, o segmento de eletrônicos passou por um aquecimento. Além de buscar opções de entretenimento sem sair de casa, ocorreu uma súbita migração em massa para regimes de trabalho remoto.

Com informações do site TecMundo

Tags: 2022, Apple, despencam, PCs, vendas