Toyota Camry 2025 aposenta motor V6 em nova geração híbrida

Sedan mais vendido da marca nos Estados Unidos, o Toyota Camry apresentou sua nona geração com uma grande novidade: o fim das versões com motorização apenas a combustão, incluindo a que tinha o tradicional V6 sob o capô.

A marca japonesa quer rejuvenescer o sedan e, para isso, anunciou que o carro terá apenas variantes híbridas de agora em diante, seja nos modelos com tração dianteira, seja nas versões com tração integral, todas produzidas na plataforma TNGA-K.

“Como parte do esforço da Toyota para fornecer eletrificação para todos, o Toyota Camry 2025 será um Veículo Elétrico Híbrido (HEV) exclusivamente, oferecendo uma combinação de potência e eficiência de combustível pronta para enfrentar a condução diária”, informou a marca em comunicado oficial.

Camry híbrido fica mais potente

A Toyota revelou que a saída da opção com motor V6 da linha 2025 não significa que o sedan grande da marca ficará menos potente. Pelo contrário. A marca explicou que os engenheiros ajustaram o novo sistema HEV em velocidades mais baixas para reduzir as rotações do motor e aumentar a potência da bateria de tração para “proporcionar aceleração e sensação de torque satisfatórias”.

O powertrain do Toyota Camry 2025 une um motor a combustão 2.5 de 4 cilindros com dois motores elétricos na versão com tração dianteira, que entrega 225cv de potência ao condutor — ante os 211cv da oitava geração. Na variante com tração integral, um terceiro motor elétrico é adicionado ao eixo traseiro, o que faz a potência subir para 232cv.

A capacidade das baterias do sistema híbrido do Toyota Camry não foi divulgada até o momento pela marca, mas sabe-se que elas serão de íons de lítio e terão garantia de até 10 anos ou 240 mil quilômetros (o que acontecer primeiro).

Motorização híbrida do Toyota Camry 2025 está mais potente (Imagem: Divulgação/Toyota)
Motorização híbrida do Toyota Camry 2025 está mais potente

Design do Toyota Camry mudou pouco

Se em termos de motorização há novidades, no que diz respeito ao design a nova geração do Toyota Camry não está muito diferente da que já está rodando por aí. Na frente, a grade e os faróis finos seguem dando o tom.

A diferença é que o Camry 2025 tem luzes de rodagem diurnas (DRLs), faróis e lanternas traseiras em LED de série, além de novas opções de cores — Ocean Gem e Heavy Metal. Há a possibilidade de escolher pintura bicolor, com teto Midnight Black, além de estofamentos diferentes para cada uma das versões.

Camry 2025 tem leves mudanças no design em relação à geração atual (Imagem: Divulgação/Toyota)
Camry 2025 tem leves mudanças no design em relação à geração atual

Segurança e tecnologia

O mercado dos Estados Unidos terá, ao todo, quatro variantes diferentes do Toyota Camry 2025: SE, LE, XSE e XLE. Independentemente da versão, o sedan japonês sairá de fábrica com o pacote Safety Sense 3.0, que inclui:

  • Sistema de Pré-Colisão com Detecção de Pedestres
  • Controle de cruzeiro por radar dinâmico de faixa de velocidade total
  • Alerta de saída de faixa com assistência de direção
  • Assistente de rastreamento de faixa
  • Road Sign Assist
  • Farol Alto Automático
  • Assistência Proativa à Condução
Camry 2025 tem excelentes recursos de segurança e assistência ao motorista (Imagem: Divulgação/Toyota)

As versões topo de linha, XSE e XLE, oferecem ainda assistência a engarrafamentos, alerta de tráfego cruzado dianteiro, assistência à mudança de faixa, monitor de visão panorâmica e assistência ao estacionamento dianteiro e traseiro com frenagem automática.

Camry 2025 confirmado no Brasil

A Toyota já confirmou há algum tempo que a nova geração do Camry será vendida no Brasil para rivalizar com o também recém-remodelado Honda Accord — já testado pela reportagem do Canaltech.

A marca não revelou, porém, nada sobre preços, tampouco qual (ou quais) serão as versões vendidas por aqui. Espera-se, porém, que o sedan grande chegue em sua variante mais completa, mesmo que com poucas unidades, já que atende a um nicho específico, e pequeno, de clientes.

Fonte: Canaltec

Tags: Camry 2025, toyota, Toyota Camry 2025