O Torneio SESI de Robótica – Regional Maranhão está chegando. Nos dias 13 e 14 de janeiro, no Multicenter Negócios e Eventos, das 9h às 17h, mais de 80 equipes das escolas SESI-MA, municipais e de instituições privadas locais e de outros cinco estados irão participar do torneio que é aberto ao público.

O Torneio, que acontece anualmente,  é um momento para que estudantes coloquem em prática tudo que aprenderam em áreas como tecnologia, inovação, matemática e linguagens.

O tema dessa temporada é Masterpiece, fazendo referência a todas as formas de arte (música, pintura, escultura, cinema), o que exigirá muita criatividade dos competidores para completar as 15 missões do novo desafio. Serão quatro modalidades. Duas de apresentação e duas competitivas. As últimas são a F1 in Schools e a FLL.

A modalidade F1 in Schools tem como objetivo a criação de escuderias que funcionam como uma empresa, uma startup, com áreas como gestão, marketing, engenharia e comunicação.

Na modalidade First Lego League Challenge (FLL), robótica inspirada em legos, os competidores precisam realizar 15 missões e obter a maior pontuação nos rounds que duram dois minutos e meio.

Além da F1 In Schools e da FLL, o Torneio SESI de Robótica no Maranhão terá apresentações não competitivas das modalidades First Tech Challenge (FTC) e FIRST Robotics Competition (FRC), que começou este ano no Brasil.

O torneio contará com uma estrutura maior para as competições, com duas pistas de kart, que serão decoradas com o tema Super Mário Bros, para a diversão dos participantes e visitantes.

Além de um cineteatro gratuito com mostras do Festival Guarnicê e uma exposição muito especial de uma obra original de Pablo Picasso, disponível para quem for prestigiar o evento. O espaço conta com um ambiente familiar, com palestras para os adultos e espaço para as crianças.

De acordo com o superintendente regional do SESI-MA, Diogo Lima, as novidades não param por aí. “Teremos a presença de robôs da categoria FIRST Robotics Competition (FRC), que se apresentarão para o público presente. Essa competição começou este ano no Brasil, onde estudantes do Ensino Médio constroem e programam robôs de até 54 kg e 1,5 metro de altura. O SESI-MA já se prepara para competir também nessa categoria”, afirmou.

Dentro do Torneio haverá duas disputas valendo vagas para a etapa nacional. A primeira entre equipes das escolas do SESI Maranhão e de outros estados e a segunda entre equipes de escolas públicas, privadas e equipes de garagem, que também terão a chance de disputar vagas para o campeonato nacional.

Tags: estudantes, Maranhão, sesi, Torneio Robótica