TikTok: França proíbe uso do app em celulares de servidores públicos

A França anunciou, nesta 6ª feira (24.mar), a proibição da instalação e uso do aplicativo TikTok em aparelhos celulares de trabalho de funcionários públicos. De acordo com o governo, os aplicativos apresentam “riscos de cibersegurança para proteção dos dados dos servidores e da administração”.

A informação foi dada pelo ministro da Função Pública da França, Stanislas Guerini, em uma rede social. Guerini afirmou que alguns aplicativos recreativos não têm níveis de cibersegurança e proteção de dados apropriados. As sanções em caso de descumprimento ainda não foram anunciadas.

“Para garantir a segurança cibernética de nossas administrações e funcionários públicos, o governo francês decidiu proibir aplicativos recreativos, como o TikTok, nos telefones profissionais dos funcionários do Estado”, disse Guerini.

Além da França, outros países já proibiram o uso do aplicativo chinês em aparelhos de servidores públicos, incluindo o Reino Unido, Estados Unidos, Índia e Holanda, por exemplo.

Esses países dizem que a medida foi tomada visando a segurança cibernética. Eles afirmam que a empresa dona do TikTok pode entregar dados de usuários ao governo chinês. O argumento foi negado pela empresa.

O porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, afirmou que a China “nunca pediu e nunca pedirá a alguma empresa ou indivíduo que recolha ou entregue dados do estrangeiro que violem as leis locais”.

Fonte: SBT News

Tags: app, celulares, frança, servidores públicos, tiktok