A ascensão da inteligência artificial (IA) despertou fascínio e medo. Também catalisou ações: o Writers’ Guild of America (WGA), principal entidade de roteiristas dos Estados Unidos, atualmente em greve, incluiu a regulamentação da IA ​​em seu padrão de demandas. Embora tenham sido levantadas preocupações sobre o potencial da tecnologia ​​para substituir trabalhadores humanos, isso é improvável. As ideias dos profissionais de texto são indispensáveis ​​e, mesmo com IA, seu futuro é brilhante. Ela não deve ser vista como uma ameaça, mas como uma parceira já que possui imenso potencial permitindo que as funções criativas sejam mais eficientes.

A parceria perfeita para a eficiência

A IA tem a capacidade notável de processar grandes quantidades de dados, analisar padrões e gerar insights na velocidade da luz. Ao aproveitar seu poder, os escritores podem otimizar seu tempo e se concentrar em tarefas de maior valor. Atividades como pesquisa, verificação de fatos e organização de informações podem ser delegadas à IA, liberando essas horas para a narrativa emocional que os humanos fazem melhor.

“As ideias dos escritores são indispensáveis ​​e, mesmo com IA, seu futuro é brilhante. Ela não deve ser vista como uma ameaça, mas como uma parceira já que possui um imenso potencial permitindo que sejam mais eficientes”

A IA pode até ser usada para escrever sinopses, tratamentos e esboços. Imagine alimentar a IA com um enredo criativo e fazer com que ela gere o primeiro rascunho de uma história. Torna-se o melhor assistente, trazendo estrutura e coerência às nossas ideias. Pode analisar obras existentes, aprender com elas e ajudar a desenvolver narrativas bem elaboradas que cativam os espectadores e, idealmente, conferem riqueza e elogios ao trabalho. Com a IA para apoiá-los, os escritores podem simplificar seus fluxos de trabalho, acelerando os cronogramas dos projetos e abrindo oportunidades para novos empreendimentos.

Mais projetos, mais dinheiro

A eficiência se traduz diretamente em produtividade, e o aumento da eficiência significa que os roteiristas podem assumir e concluir mais projetos, participar de mais colaborações e, por fim, obter mais renda. Eles muitas vezes enfrentam o desafio de fazer malabarismos com vários projetos enquanto se esforçam para manter a qualidade de seu trabalho. A IA pode ser aliada nessa empreitada.

“O advento da IA ​​não diminui a proeza criativa dos escritores; em vez disso, ele o amplifica, permitindo que se concentrem na essência de seu ofício. O maior trunfo é sua capacidade de criar narrativas únicas e evocar emoções por meio de palavras”

Nem todos os escritores têm o benefício de um parceiro de redação ou sala de escritores, e o brainstorming pode consumir muito tempo. A IA pode ser usada para gerar ideias que o escritor pode classificar. Também pode ajudar a conhecer melhor seus personagens e contribuir para que os roteiristas aprofundem a história. 

O valor da criatividade, redefinido

A greve dos Escritores do Writers Guild of America (WGA) de 2023 trouxe o papel da IA ​​para o centro das atenções. Alguns argumentam que a tecnologia deve ser restrita para evitar que infrinja o trabalho dos escritores. No entanto, tais regulamentos são míopes. Mesmo sem IA, existe a questão de alguns filmes serem basicamente iguais a outros. Mais produtivo do que insistir em regulamentações seria pressionar por diretrizes que encorajem a colaboração entre escritores e IA.

“A IA tem a capacidade notável de processar grandes quantidades de dados, analisar padrões e gerar insights na velocidade da luz. Ao aproveitar seu poder, os escritores podem otimizar seu tempo e se concentrar em tarefas de maior valor. Atividades como pesquisa, verificação de fatos e organização de informações podem ser delegadas à IA”

O advento da IA ​​não diminui a proeza criativa dos escritores; em vez disso, ele o amplifica, permitindo que eles se concentrem na essência de seu ofício. O maior trunfo é sua capacidade de criar narrativas únicas e evocar emoções por meio de palavras. 

Escritores devem assumir o volante

AI não é uma ameaça para a profissão de roteiristas ou diretores. Pelo contrário, apresenta uma excelente oportunidade para desenvolverem seu ofício em um cenário em constante mudança. Ao adotar a IA como parceira, os escritores podem desbloquear novos níveis de eficiência, produtividade e criatividade. A maior ameaça no momento é que eles não usem a IA – à medida que outros adotam a tecnologia, eles correm o risco de ficar para trás. Os escritores do futuro serão distinguidos não por sua capacidade de produzir palavras, mas por sua capacidade de aproveitar o poder da IA ​​e infundir sua criatividade única nas narrativas que ela ajuda a moldar.

Quando damos as boas-vindas à IA como companheira na jornada criativa, permitimos que cada escritor, de fato, se torne seu próprio estúdio – uma abordagem que certamente não prejudicou Walt Disney. Os escritores podem aproveitar os pontos fortes da IA ​​para ampliar sua produção, desbloquear novos domínios da imaginação e dar vida às suas histórias como nunca antes. Hoje, os escritores não estão enfrentando uma ameaça. Em vez disso, eles têm a oportunidade de redefinir a arte de contar histórias na era da IA.

Fonte: Forbes

Tags: IA, roteristas, wga, writers guild of america