Quase metade dos brasileiros não checam informações na internet

Quase metade dos brasileiros não checam as informações que recebem ao usarem a internet. Os dados foram coletados pela primeira vez pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), na edição de 2022 da pesquisa TIC Domicílios, lançada nesta terça-feira (16).

No levantamento realizado, o celular é o único meio de acesso a internet pela maioria dos usuários, correspondente a 62%, sendo a maioria a população mais vulnerável. E dessa porcentagem, aqueles que checam as informações são 37% dos que usam o celular como único acesso a internet.

Pessoas com menor escolaridade, com menos renda e idosos, segundo os números da pesquisa, tendem a usar menos a internet como ferramenta de descoberta se uma informação é verdadeira ou falsa.

Em números, um total de 66% dos que têm Ensino Fundamental completo e usam internet pelo aparelho celular não checam informações. Já 64% dos que recebem até um salário mínimo também não usam a rede para verificar fake news. E 73% dos pesquisados com mais de 60 anos, não entram na internet para conferir os dados recebidos.

“O Brasil ainda tem um caminho importante a percorrer na universalização do acesso, adotando estratégias específicas para a inclusão digital das populações mais vulneráveis”, avalia Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br|NIC.br.

A pesquisa realizada pelo CGI.br visa compreender os problemas da desinformação no país. O estudo também sugere formas de criar uma investigação mais ampla sobre como e porquê as pessoas não se interessam em checar informações online.

A falta de habilidades digitais está entre as possibilidades para tais problemas de uso da internet. A desigualdade online e as preferências do usuário, podem levar a pessoa a ter apenas uma fonte de informação. Aplicativos que não usam o pacote de dados móveis em planos de operadoras de celular, como WhatsApp e Facebook, ampliam essa barreira informativa.

A TIC Domicílios é realizada anualmente desde 2005, e em 2022, foram coletados dados entre junho e outubro, em 23.292 domicílios e de 20.688 indivíduos, com o objetivo de mapear o acesso às tecnologias da informação e comunicação nos domicílios urbanos e rurais do país e as suas formas de uso por pessoas com 10 anos de idade ou mais.

Fonte: SBT News

Tags: brasileiros, informações, internet