Costumava ser apenas um termo reservado exclusivamente para correspondentes de tecnologia, mas agora quase não passa um dia sem que a inteligência artificial (IA) chegue às manchetes de uma forma ou de outra. Na semana passada, uma declaração publicada pelo Center for AI Safety alertou que isso poderia levar à extinção da humanidade. De forma menos dramática, uma análise recente das chamadas de ganhos de empresas públicas pela plataforma de dados de emissões Minimum descobriu que as discussões sobre IA dispararam.

De acordo com o estudo, as menções de ‘IA generativa’ cresceram 1.584% entre o terceiro e o quarto trimestre de 2022. O estudo também descobriu que a IA é mencionada com mais frequência do que os principais termos ESG, como ‘mudança climática’ e ‘gases de efeito estufa’, nos últimos quatro trimestres de ligações para investidores. O cofundador do Minimum, Freddie Evans, disse em um e-mail que a sustentabilidade e a IA são agora dois dos tópicos mais urgentes para os líderes empresariais atualmente.

Com isso em mente, quais são os principais setores de sustentabilidade nos quais a IA pode ajudar a criar um amanhã mais verde e limpo? O líder de serviços digitais da Arup, Will Cavendish, disse que deseja continuar a desenvolver e usar IA, ao mesmo tempo em que está ciente dos riscos, que precisam ser tratados adequadamente.  Cavendish acrescentou que sempre que uma nova tecnologia é desenvolvida que é claramente benéfica e segura, existe uma ética para usá-la para o bem. Em particular, ele disse que a IA tem aplicativos particularmente poderosos no ambiente construído.

O fundador da IA que leva crédito pelo sucesso da difusão estável tem uma história de exagero. Ele acrescentou que pode lidar com alguns dos principais desafios causados pelo crescimento populacional, eventos climáticos extremos e a necessidade de construir espaços urbanos mais inclusivos. “Muito disso foi impulsionado pelo mundo dos transportes”, disse ele à Forbes em uma entrevista. “Veículos elétricos, conectados e autônomos têm intrinsecamente uma malha digital ao seu redor, e você simplesmente não pode operar essa malha digital sem IA, porque se você tiver um humano no centro, tudo dará errado.”

Fonte: Forbes

Tags: controverso, futuro mais verde, IA, meio ambiente