A entrada da inteligência artificial no cotidiano não para de crescer, inclusive no que diz respeito ao planejamento de viagens. Agora, é possível obter sugestões personalizadas sobre atividades e restaurantes com o Google Search Labs. 

A ferramenta convida as pessoas a experimentarem sua Search Generative Experience (SGE – Experiência Generativa de Busca) para reduzir o tempo no planejamento de uma viagem. Em vez de visitar várias plataformas ou abrir várias abas de pesquisa, você pode obter recomendações detalhadas com uma única solicitação.

Como o Google Search Labs funciona?

O Search Labs pode ser usado para obter sugestões personalizadas sobre diversos tópicos, incluindo ideias de viagens e compras online. A plataforma adiciona usuários aos poucos, por uma lista de espera.

Como é uma funcionalidade lançada recentemente, o planejador interativo de viagens está disponível apenas nos Estados Unidos, em inglês, por enquanto. Os usuários podem acessá-lo por meio do aplicativo Android ou iOS ou pelo desktop do Chrome.

Após serem aceitos, os usuários podem solicitar insights e ideias de viagens para itinerários domésticos ou internacionais. O serviço pode fornecer recomendações personalizadas para mais de 200 milhões de lugares ao redor do mundo, coletando dados por meio das seguintes fontes:

  • Websites oficiais
  • Avaliações de clientes
  • Fotos
  • Detalhes do perfil empresarial em outros produtos do Google

A experiência ainda está em “modo beta”. Os resultados podem se tornar mais precisos à medida que mais pessoas utilizam a plataforma e, consequentemente, a IA generativa aprende quais são os detalhes mais valorizados pelos viajantes.

A novidade tem o potencial de ser mais conversacional do que um chatbot. Ela está se tornando uma alternativa competitiva aos melhores plugins do ChatGPT para viagens, por não se restringir a um site de reserva de terceiros específico e permite realizar pesquisas gerais – já que combina os dados e as avaliações de viajantes que o Google já categoriza. 

Exemplos de pesquisa de viagens no Google Search

Algumas das sugestões de amostra que a ferramenta pode oferecer incluem o seguinte:

  • Recomendações de restaurantes: Estabelecimentos conhecidos por um prato ou experiência gastronômica em particular. Também pode ajudar a identificar lugares que são adequados para grupos grandes, crianças ou animais.
  • Atrações turísticas: Melhores momentos para visitar, seja para evitar multidões ou aproveitar eventos especiais.
  • Itinerários de viagem: Atrações para visitar ou experiências para uma escapada de um ou vários dias.

Além dessas capacidades, você pode continuar usando o Google Flights para pesquisar os melhores preços de voos e horários de viagem. Com seus recursos de busca atuais, o Google também pode recomendar hotéis e locadoras de veículos, embora a pesquisa possa exigir mais esforço.

Fonte: Forbes

Tags: 200 milhões, google, google search labs, IA, sge