Netflix deve começar a cobrar por compartilhamento de senhas no 1º semestre

Aqueles que dividem as contas na Netflix devem ficar atentos. Segundo a plataforma de streaming, ainda no primeiro semestre deste ano, será implementado um mecanismo de compartilhamento de senhas pago, englobando pessoas que dividem a conta com amigos ou familiares que moram em residências separadas.

Em nota, a empresa explicou que, embora os termos limitem o uso da Netflix a uma família, muitos usuários dividem as contas de forma mais ampla. “O grande compartilhamento de contas hoje (mais de 100 milhões de domicílios) prejudica nossa capacidade de longo prazo de investir e melhorar, bem como de construir nossos negócios”, disse.

O novo mecanismo já está em teste em países da América Latina, como Chile e Peru. Apesar de ainda não ter revelado detalhes sobre o serviço, como preço e data certa de lançamento, a Netflix já espera um grande impacto negativo no número de clientes.

“À medida que trabalhamos nessa transição – e alguns usuários param de assistir porque não se converteram em novos pagantes – o engajamento em curto prazo pode ser impactado negativamente. No entanto, conforme experiência de testes em outras localidades, é esperado que mais pessoas paguem pelo serviço com o passar do tempo”, avaliou.

Em novembro do ano passado, a plataforma lançou um plano mais barato para os usuários, que conta com inserções de propagandas ao longo dos filmes e séries. O serviço, denominado “básico”, também limita até 720p a qualidade das produções, além de contar com um acervo menor. No Brasil, a modalidade custa R$ 18,90.

Tags: cancelamento, Cobrar, Compartilhamento de Senhas, investimento, netflix, Prejuizo, Primeiro Semestre, streaming