Nasa consegue contato com o helicóptero Ingenuity, em Marte

A Agência Espacial Norte-americana (Nasa) conseguiu reestabelecer o contato com o helicóptero de exploração espacial Ingenuity Mars, parte do rover Perserverance, que estava incomunicável desde a última quinta-feira (18).

Segundo a Nasa, o contato foi reestabelecido no último sábado (20).

Antes da falha do dia 18, o equipamento já estava com comportamento irregular e já tinha interrompido um voo por motivo desconhecido.

Agora, a agência espacial informa na rede social X que os dados do Ingenuity serão revisados para entender as causas da falha.

A falha ocorreu após o 72º voo no planeta vermelho. O voo de quinta-feira tinha o objetivo de ‘verificar os sistemas do helicóptero’.

Sem contato desde quinta-feira

Na quinta-feira (18), o helicóptero fez um voo de 40 pés (aproximadamente 12 metros) de altitude e parou de se comunicar com o Perseverance antes do previsto, no momento da descida.

O Perseverance atua como um intermediário para todas as comunicações para o helicóptero Ingenuity, que envia informações para o rover, que reenvia os dados para a Terra.

“A equipe do Ingenuity está analisando os dados disponíveis e considerando as próximas etapas para restabelecer as comunicações com o helicóptero”, informa a Nasa em atualização de status na sexta-feira (19).

Perseverance pousou em Marte em 2021

Os equipamentos estão em Marte desde 2021, sendo que o plano original da missão, após o pouso, era que a Ingenuity seria capaz de fazer poucos voos.

No entanto, sua missão foi estendida e dezenas de voos foram bem-sucedidos.

Construido pelo Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), o robô Perseverance custou US$ 2,2 bilhões, foi lançado em 30 de julho de 2020 e o rover pousou em Marte às 17h55 do dia 18 de fevereiro de 2021.

O rover tem o tamanho de um carro, com 3 metros de comprimento, sem o braço, 2,7 metros de largura, 2,2 metros de altura e um pouco mais de 1 tonelada.

O Ingenuity é um helicóptero experimental ou drone que tem 1,8 kg e é movido a energia solar. A missão dele é demonstrar estabilidade de voo na atmosfera rarefeita de Marte, além de apontar rotas para o rover fazer a exploração.

Tags: marte, mundo, nasa, Robô, tecnologia, terra