Nasa apresenta traje espacial para missão à Lua em 2025

A agência espacial norte-americana, Nasa, apresentou na quarta-feira (15) o traje dos astronautas que vão pisar na lua após 50 anos da primeira missão. O projeto da agência espacial é enviar humanos para lua em dezembro de 2025.

A nova geração das roupas espaciais foi apresentada nas cores preta, com detalhes em laranja e azul. O modelo é um protótipo desenvolvido e fornecido pela empresa Axiom Spaces, os astronautas deverão usar o uniforme na tradicional cor branca.

A missão Artemis 3 vai explorar o polo sul da Lua, uma região considerada difícil, pois, os astronautas devem encarar temperaturas de em torno de -200ºC.

Até 2034, o investimento dos trajes deve ser de até US$ 3,5 bilhões e serão fornecidos para os astronautas que vão para a Lua, assim como para os viajantes da ISS.

O traje promete maior mobilidade nos braços e pernas, permite que o astronauta possa virar o corpo em até 45ºC, se agachar, se ajoelhar, andar longas distâncias com mais autonomia e conforto, luvas que permitem mais flexibilidade e segurança ao segurar objetos, serão mais fáceis para se vestir, além de ser adaptável para vários tipos de corpos masculinos e femininos.

A roupa espacial também ter uma luz extra no capacete para facilitar a visão do astronauta e na parte de trás do uniforme haverá uma câmera de vídeo para gravar imagens em alta resolução.

Embarque para Lua em 2025

A missão Artemis 3 deve acontecer em dezembro de 2025 e será o primeiro pouso lunar tripulado desde que a Apollo 17 pousou na Lua em 1972. Além disso, a missão contará pela primeira vez com uma mulher negra, que vai fazer história sendo a primeira do gênero e raça a pisar em solo lunar.

Os dois astronautas que chegarem à Lua vão ficar lá por cerca de uma semana e vão fazer quatro caminhadas lunares, com expedições de rover e coletas de amostras de gelo. 

Os outros dois membros da tripulação deverão ficar na cápsula Orion que vai recolher a dupla que está na exploração. Uma nave espacial da SpaceX será usada na missão.

Fonte: SBT News

Tags: astronautas, espacial, nasa, viagem