A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), anuncia nesta segunda-feira 3 os quatro astronautas que farão a viagem espacial para a órbita da Lua após 50 anos na missão Artemis II. O último voo para lá foi em novembro de 1972.
Um canadense e três norte-americanos vão fazer parte da missão Artemis II, que vai repetir o percurso feito entre novembro e dezembro de 2022, quando a Artemis I, sem tripulantes, entrou na órbita lunar, com objetivo de testar as tecnologias do programa, como os sistemas de comunicação, de suporte de vida, o foguete SLS (Space Launch System) e a cápsula Orion. O voo está previsto para novembro de 2024.
No entanto, apesar da equipe não pisar no solo lunar neste voo, esta missão será essencial para testar sistemas e equipamentos, além de manobras, para os próximos voos tripulados à Lua.
Então, apenas entre 2025 e 2026, na missão Artemis III, a humanidade pode voltar a botar os pés no solo lunar.
Nesta futura missão, a Nasa quer que a primeira mulher e a primeira pessoa negra possam pisar na Lua.
No evento de anúncio da Artemis II, o ministro responsável pela Agência Espacial Canadense (ASC), François-Philippe Champagne, comentou empolgado sobre a cooperação espacial entre o Canada e os Estados Unidos no programa Artemis.
“De fato, 50 anos após o fim das missões Apollo, estamos voltando à lua!” disse.
A primeira mulher a ir para a Lua também foi anunciada, a especialista em missão, a norte-americana Christina Koch, que já tem experiência viajando para a Estação Espacial Internacional (ISS) em 2019 e fez a primeira caminhada espacial feminina. Iniciou sua carreira como engenheira elétrica na Nasa.
“Vamos carregar todo o seu entusiasmo, suas aspirações, seus sonhos”, disse Koch no evento.
O canadense Jeremy Hansen, de Ontário, Canadá, foi piloto de caça antes de ingressar na CSA (Agência Espacial Canadense) e atualmente trabalha com a Nasa, no treinamento de astronautas e operações de missão. Esta será a primeira missão de Hansen no espaço. A CSA fez uma publicação nas redes sociais parabenizando o canadense. “Seu pioneirismo é uma inspiração para todos nós!”.
“Todo o Canadá agradece”, diz Hanssen, agradecendo a parceria com os norte-americanos.
Victor Glover faz parte do time de astronautas da Nasa desde 2013, foi o piloto da Nasa e da SpaceX na missão Crew-1. Ele registrou 3 mil horas de voo em mais de 40 aeronaves diferentes. Agora pilotará a aeronave espacial Orion que vai para a Lua.
“Precisamos celebrar este momento na história da humanidade”, disse o piloto da missão.
Reid Wiseman viveu e trabalhou a bordo da Estação Espacial Internacional como engenheiro de voo em 2014. O norte-americano também comandou a missão de pesquisa submarina NEEMO21 e, mais recentemente, atuou como chefe dos astronautas da Nasa. Ele renunciou ao cargo e será o comandante da Artemis II.
O comandante da missão encerrou o evento em coro com o público dizendo “estamos indo!”.
Fonte: SBT News
Tags: 2024, astrounautas, lua, nasa