Nasa adia viagem tripulada à Lua para setembro de 2025.

A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou nesta semana que a próxima viagem com tripulação para a Lua será remarcada para setembro de 2025. A missão Artemis II estava programada para o fim deste ano. Vale lembrar que a última vez que um ser humano pisou na superfície da Lua foi em dezembro de 1972, durante a missão Apollo 17.

De acordo com a Nasa, a decisão foi tomada para priorizar a “segurança dos astronautas” envolvidos.

“Os testes da Nasa para qualificar componentes para manter a tripulação segura e garantir o sucesso da missão revelaram problemas que requerem mais tempo para serem resolvidos. As equipes estão solucionando problemas de bateria e enfrentando desafios com um componente de circuito responsável pela ventilação do ar e controle de temperatura”, disse a agência, em comunicado.

Com a missão Artemis II, a primeira mulher e a primeira pessoa negra chegarão à Lua: os astronautas da Nasa Christina Koch e Victor Glover. A equipe da missão também é formada por Reide Wiseman e o astronauta da Agência Espacial Canadense, Jeremy Hansen.I

“Estamos voltando à Lua de uma maneira que nunca fizemos antes, e a segurança de nossos astronautas será a maior prioridade da Nasa conforme nos preparamos para as missões Artemis no futuro”, disse Bill Nelson, administrador da Nasa.

Tags: lua, Missão Lua, nasa