Contando com vários modelos, a linha Motorola Edge 30 traz atrativos como o primeiro smartphone equipado com câmera de 200 MP, carregamento ultrarrápido de até 125W e processadores premium. Todos têm suporte ao 5G, aparecendo como alternativa para os consumidores que querem comprar celular para se conectar à nova rede.
O primeiro dispositivo da família lançado no mercado nacional foi o Moto Edge 30 padrão, apresentado em junho como o “celular 5G mais fino do mundo”. Em seguida, a série foi ampliada com as estreias das variantes Neo, Fusion, Pro e Ultra, oferecendo configurações variadas para atender às diferentes necessidades dos usuários.
Quais são os destaques de cada versão e para quem elas são indicadas? Preparamos um comparativo do Motorola Edge 30, trazendo as principais diferenças entre as variantes atualmente à venda no país.
Motorola Edge 30
Primeiro da família Edge 30 a ser lançado por aqui, o modelo padrão possui tela OLED de 6,5 polegadas com resolução FHD+, tecnologia HDR10+, taxa de atualização de 144 Hz e suporte a mais de 1 bilhão de cores. A experiência imersiva em vídeos e jogos é completada pela tecnologia Dolby Atmos na parte sonora.
O bom desempenho em diferentes tarefas é garantido pelo processador Snapdragon 778G+, alinhado com 8 GB de memória RAM e até 256 GB de armazenamento. Já a bateria tem 4.020 mAh com carregamento de 33W e o sistema operacional é o Android 12.
No quesito câmeras, são três lentes traseiras, na combinação 50 MP + 50 MP + 2 MP, com estabilização óptica de imagem (OIS), e a frontal de 32 MP, todas com gravação em 4K. NFC, Bluetooth 5.2, Wi-Fi 6E e entrada para dois chips são outros destaques do modelo.
Motorola Edge 30 Neo
Um pouco mais compacta, a versão Neo do Moto Edge 30 tem a mesma tela OLED FHD+ do modelo acima, porém com 6,3 polegadas e taxa de atualização de 120 Hz. Mudanças também aparecem no processador, com a utilização do Snapdragon 695, embora com 8 GB de RAM e até 256 GB de espaço disponível.
Outro quesito que passou por modificações foi o das câmeras, com uma lente a menos que o telefone padrão. Aqui, temos o sensor principal de 64 MP com OIS e a lente ultra wide de 13 MP na traseira, enquanto a frontal é de 32 MP — funções como Night Vision e Captura Dupla são oferecidas, mas a gravação é limitada à resolução Full HD.
Vale destacar ainda a bateria menor, de 4.020 mAh, com carregamento TurboPower de 68W garantindo energia para o dia inteiro com apenas 13 minutos na tomada, segundo a fabricante. Carregamento sem fio de 5W, NFC, Wi-Fi dual band, Bluetooth 5.1 e Android 12 são outros atrativos.
Motorola Edge 30 Fusion
Um dos principais avanços do modelo Fusion é a presença do processador Snapdragon 888+, mais potente que os anteriores, permitindo rodar jogos e apps pesados sem engasgos. A tela também traz novidades, como o tamanho maior, de 6,6 polegadas, e a ausência de bordas, com frequência de 144 Hz e HDR10+.
A bateria tem o mesmo carregamento ultrarrápido de 68W do Neo, porém com uma célula de energia mais potente, de 4.400 mAh, prometendo ficar pouco tempo na tomada. E em relação às câmeras, ele tem os sensores de 50 MP, 13 MP e 2 MP na traseira, com gravação em 8K, e a frontal de 32 MP, para vídeos em 4K.
Na lista de destaques, vale mencionar também os alto-falantes estéreo com Dolby Atmos, o design especial com as bordas se acendendo para avisar sobre chamadas e notificações e o suporte ao Wi-Fi 6E e ao Bluetooth 5.2. O sistema é o Android 12 com duas atualizações garantidas.
Motorola Edge 30 Pro
Mais alguns upgrades importantes aparecem na versão Pro da família, como a chegada do chip Snapdragon 8 Gen 1, um dos mais poderosos da Qualcomm atualmente, trabalhando com 12 GB de RAM. A tela também ganhou um tamanho maior, com 6,7 polegadas e HDR10+.
Outros destaques são a câmera frontal de 60 MP, para selfies de altíssima qualidade e chamadas de vídeo em 4K, e a bateria de 4.800 mAh, a maior da série, com carregamento de 68W com fio e de 15W sem fio. A câmera tripla traseira é a mesma do modelo padrão, mas compatível com 8K.
O Motorola Edge 30 Pro tem ainda personalizações avançadas para jogos e traseira em vidro fosco acetinado com efeito 3D brilhante, além de Android 12, Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2.
Motorola Edge 30 Ultra
Candidato a melhor Motorola 2022, o Edge 30 Ultra é o primeiro celular do mundo com câmera de 200 MP. O supersensor, que grava vídeos com qualidade de cinema (8K), vem acompanhado de uma lente híbrida (ultra wide e macro) de 50 MP e uma teleobjetiva de 12 MP com zoom óptico de 2x, enquanto a lente de selfie tem 60 MP.
A tela curva 3D de 6,7 polegadas é semelhante à da versão Pro, assim como o chip Snapdragon 8 Gen 1, ao lado de 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento. Já a bateria é ligeiramente menor, mas tem o carregamento mais potente da família, com 125W com fio, possibilitando a recarga total em poucos minutos, e de 50W sem fio.
O poderoso smartphone conta ainda com som estéreo, memória RAM LPDDR5, memória interna UFS 3.1, recursos de inteligência artificial para otimização do processador, Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2 Android 12 com três atualizações garantidas, além de quatro anos de updates de segurança, é outro diferencial em relação aos demais modelos da série.
Qual a melhor opção?
Agora que você já conhece toda a linha Motorola Edge 30 à venda no Brasil, chegou a hora de definir qual a melhor opção. Antes disso, vale lembrar que os smartphones têm em comum a mesma versão do Android, a conectividade 5G e a ausência da entrada para cartão microSD, além de outros detalhes.
De forma geral, a linha é composta por telefones com ficha técnica intermediária e avançada, com algumas diferenças nos processadores, tela, câmeras e bateria. Assim, o melhor Motorola 2022 entre as versões desta série é o Motorola Edge 30 Ultra, por contar com especificações premium.
Trata-se de um smartphone indicado para quem valoriza o registro de fotos e vídeos com a melhor qualidade e quer um alto desempenho para jogar e abrir apps pesados, além de receber o máximo de atualizações do Android e não ficar esperando demais pela recarga da bateria. Tudo isso, sem se preocupar com o preço, mais alto.
Os modelos Pro e Fusion também têm ficha técnica parruda, embora inferior em certos aspectos, surgindo como boas alternativas para quem quer comprar celular intermediário com características de premium. Já as versões padrão e Neo são as “básicas” da linha, aparecendo como opção para consumidores em busca de um telefone mais acessível.
Com informações do site TecMundo
Tags: Fusion, Motorola Edge 30, Pro, Ultra, versões Neo