O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, anunciou investimento de R$ 148.300.000,00 para as telecomunicações no Pará e no Maranhão nesta segunda-feira (12), em São Luís.
Dezoito municípios do Maranhão e nove do Pará vão receber melhoria de conectividade, mediante recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp
“Já transferimos mais de R$ 2 bilhões para o BNDES, em vários projetos já aprovados. Hoje, nós viemos assinar esse contrato, que faz investimentos nos estados do Maranhão e do Pará, construindo infraestrutura de telecomunicações e levando mais conectividade para atender as demandas da população”, disse Juscelino.
Desta forma, os municípios de Paço do Lumiar e São José de Ribamar, na Grande Ilha, acabaram sendo atendidos.
Bacabal, Codó, Pinheiro, Grajaú, Presidente Dutra, Estreito, Miranda do Norte, Santa Helena, Santa Rita, Barra do Corda, Riachão, Mirinzal, Turilândia e Chapadinha também estão entre as beneficiadas.
As cidades de Tutóia e Barreirinhas, nos Lençóis Maranhenses, também foram contempladas.
A iniciativa permite um aumento na capacidade de transmissão, possibilitará a expansão da banda larga e a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos à população.
Durante o evento, Juscelino também entregou 6.207 chips de celular do programa Internet Brasil a 28 escolas públicas de São Luís e região metropolitana.
Desta forma, os chips têm um pacote de dados mensal de 20 Gb. Com isso, jovens integrantes de famílias pobres vão ter acesso gratuito à internet para estudar.
Até dezembro, o Ministério das Comunicações planeja entregar mais de 51 mil chips para alunos de 118 escolas estaduais do Maranhão, em 75 municípios.
Computadores
O Ministério das Comunicações também entregou 2.080 computadores e 600 notebooks em São Luís, dentro do programa Computadores para Inclusão, voltados às escolas públicas maranhenses.
“Quando a gente investe em educação, a gente está investindo no futuro das pessoas. E a gente sabe que a tecnologia, a inovação, a ciência, a pesquisa e a inclusão digital estão cada vez mais conectadas com a educação. É esse mundo digital que o presidente Lula tem buscado levar para todos os brasileiros”, destacou Juscelino.
O programa destina computadores não utilizados em órgãos públicos para pontos de inclusão social pelo Brasil. As máquinas recuperadas nos Centros de Recondicionamento de Computadores vão para escolas e associações.
Tags: Educação, Governo Federal, Maranhão, tecnologia