Mercado global de celulares tem pior índice de vendas da década

O mercado de celulares deve desacelerar em 2023, mas vai melhorar em 2024. É o que aponta o relatório da consultoria IDC, que foi divulgado na quarta-feira (31). 

Segundo os analistas, existe uma “fraca demanda” por novos produtos e isso atrasada pela recuperação no mercado, que registrou em 2022 um dos piores índices de venda da última década.

O segmento de celulares deve encolher 3,2% nos envios neste ano. No entanto, em 2024 poderá crescer até 6% em relação a 2023.

Os analistas observam com pessimismo o mercado neste ano a partir do cenário desfavorável da economia global. 

Além disso, as empresas estão enfrentando além da baixa demanda, o excesso de estoque como consequência.

“O estoque de canais permanece elevado em muitas regiões e, embora as coisas tenham melhorado, a confiança dos fornecedores ainda é baixa”, comenta Ryan Reith, vice-presidente de rastreamento de dispositivos de consumo da IDC.

Reith percebe que há uma tendência de lançamentos de celulares dobráveis, no entanto, a inflação e os preços elevados dos dispositivos geram dificuldades para escoar o produto no mercado.

Mercado no Brasil encolhe 7% em 2022

Segundo o IDC Brasil, há um encolhimento no mercado de celulares. Em 2022, este segmento retraiu 7%, foram 40,6 milhões de smartphones vendidos, registrando a redução de 1,74% nas receitas do produto.

Os analistas já previam essa queda e que os resultados seriam “próximos ou inferiores” para este ano.

Fonte: SBT News

Tags: celulares, Índice, marcado global, vendas