Justiça bloqueia mais de 250 sites de streaming pirata

Uma operação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) bloqueou mais de 250 sites que ofereciam streaming pirata. A ação, realizada na terça-feira (14), faz parte de uma mobilização internacional, ocorrida desde 2019, que visa remover sites, páginas e conteúdos que violem direitos autorais. 

Segundo a pasta, foram removidos 199 sites ilegais de streaming e jogos e 63 aplicativos de música, além de bloqueados 128 domínios e seis canais de aplicativo de mensagem. A operação resultou ainda na prisão de 11 pessoas, sendo quatro em São Paulo, duas no Paraná, uma na Bahia e quatro em Minas Gerais. 

“A pirataria causa R$ 15 bilhões de prejuízos por ano ao nosso país, com redução de impostos de R$ 2 bilhões por ano, e isso, naturalmente, são recursos que deixam de ser investidos na cultura, no audiovisual”, justificou o secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar.

Desde 2019, a chamada Operação 404.5 já resultou em 1.974 sites bloqueados, 128 mandados de busca, 783 aplicativos bloqueados e 96 mandados de busca e apreensão. Ao todo, já foram executadas diligências em 69 cidades de 20 estados. Na quarta fase, a operação executou, pela primeira vez, investigação no metaverso.

Fonte: SBT News

Tags: investigação, Ministério da Justiça, pirataria, sites, streamings