Inovação: alunos do IFMA ganham premiação com projeto para limpeza do Rio Parnaíba

Os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Dheysiana Hadasia e Igor Emanoel, ganharam o 1° Lugar com o projeto Barreira Ecológica Sustentável (BES), que teve o objetivo de manter o rio Parnaíba limpo, coletando os lixos para evitar alagamentos.

Os alunos criaram um equipamento com suporte eficiente para a captação de resíduos sólidos em galerias, a partir da utilização de garrafas pets, abraçadeiras, tela para filtragem de resíduos e barbante, para contribuir com ações paralelas ao tratamento do esgoto. A ideia dos alunos do IFMA foi vencedora do projeto Jovens Pioneiros, desenvolvido pela empresa Águas de Timon, para estimular a inovação voltada para a sustentabilidade.

Para a aluna do IFMA, Dheysiana Hadasia, “o projeto Pioneiros me fez adquirir ainda mais conhecimento sobre o saneamento básico, incluindo também o curso técnico que cursei no IFMA que me ajudou ainda mais, ter o zelo maior sobre o meio ambiente. Sou grata por toda a acessibilidade que a empresa favoreceu a mim e a minha dupla. Participar de cada detalhe foi bastante gratificante” – destacou a aluna.

Segundo o aluno do IFMA, Igor Emanoel, “participar desse projeto foi a melhor escolha que fiz, pois aprendi como que funcionava várias partes da empresa AEGEA, e como ela se comportava na sociedade” – ressaltou o aluno.

Os representantes do IFMA no projeto foram os alunos: Miguel Diogo Sousa Aguiar; Sammya Letícia Santos Moura; Igor Emanoel Aragão Soares; Ozael Felipe Lima Costa; Graciele Luise Machado Oliveira; Dheysiana Hadasia de Araújo Matos; Hellen Vitoria dos Santos; Felipe Daniel Santos de Araujo e Lucas Gabriel da Silva Nascimento.

E os representantes do IFMA, marcaram presença no lugar mais alto da competição com o 1° lugar Dheysiana Hadasia de Araújo Matos (IFMA) e Igor Emanoel Aragão Soares (IFMA); no 2° lugar Miguel Diogo Sousa Aguiar (IFMA), juntamente com sua dupla, o representante do colégio Padre Cícero, e para fechar a premiação, no 3° lugar Lucas Gabriel da Silva Nascimento (IFMA).

*Informações Ascom IFMA/ Rafael Marques/ Fotos: Arthur Martins

Tags: IFMA, inovação, jovens, Rio Parnaiba