Honda projeta robô autônomo para levar carga sem ajuda de humanos

A montadora japonesa Honda lança a 3ª versão do robô que transporta carga sem ajuda de humanos. A tecnologia é uma mescla de veículo com Autonomous Work Vehicle (AWV), que funciona como um pequeno vagão.

Consegue carregar 2 paletes e suporta 2 mil libras de peso. Tem velocidade de 10 km/h e oferece uma bateria de 10 horas de duração e 45 km de resistência. O robô também tem funções de evitação e uma área mais baixa para facilitar o carregamento.

O robô da Honda pode ser operado por controle remoto e consegue funcionar em terrenos acidentados e canteiros de obras, por causa de sensores no equipamento.

Também possui GPS, radar, LiDAR, câmera, conectividade, em nuvem e com a possibilidade de operar a máquina pelo tablet.

“Testes de campo anteriores também verificaram com sucesso que vários Honda AWVs podem transportar e entregar materiais de construção e suprimentos em pontos precisos ao longo de uma rota predefinida”, explica a empresa japonesa.

O propósito do AWV da Honda é suprir a falta de mão de obra e transporte nas áreas de construção. 

A 3ª versão do robô está disponível para testes e parcerias e a montadora japonesa deve apresentar a tecnologia em uma feira de construção nos Estados Unidos, em Las Vegas, em 14 de março.

Fonte: SBT News

Tags: Honda, robô autônomo