O Google deve lançar o Android 14 na próxima quarta-feira (4). Segundo dados da operadora de telefonia do Canadá, Telus, a versão final do sistema operacional pode ser apresentada junto dos celulares Pixel 8 e Pixel 8 Pro.
A nova edição do Android chega com novidades importantes para incrementar a usabilidade e a personalização do aparelho. Vários recursos, inclusive, já foram vistos na fase de testes.
O nome da nova versão do sistema operacional é uma possível referência para o nome de sobremesa “Upside Down Cake”. O Android 14 deve trazer otimizações, melhorias e novos recursos. Confira a seguir os principais destaques da atualização.
Tela de bloqueio personalizável
O Google se inspirou no iOS da Apple e tornou a tela de bloqueio do Android 14 ainda mais personalizável. A proposta é semelhante ao que existe na One UI da Samsung, permitindo mudar o estilo visual e a utilidade da seção.
É possível mudar o plano de fundo, o estilo do relógio, as cores da tela, adicionar atalhos e outros recursos importantes direto da área. O recurso dispensa a necessidade de desbloquear o celular para acessar recursos importantes.
Criador de wallpapers
O Android 14 conta com uma ferramenta de criação de wallpapers usando emojis. A ferramenta permite gerar um plano de fundo totalmente personalizado recheado de figurinhas do Emoji Kitchen.
Maior privacidade ao digitar a senha
O preenchimento de PIN na tela de bloqueio do Android 14 é mais discreto. Agora, usuários podem optar por ocultar os dígitos da senha e evitar que pessoas nos arredores consigam decifrá-la.
Mais versatilidade
O Google continua seu investimento em diferentes formatos de dispositivos e, no Android 14, torna o sistema ainda mais amigável para telas maiores.
Limite de acesso para galerias de imagens
No Android 14, o usuário não precisa mais fornecer acesso a toda a galeria de fotos para um aplicativo. Em vez disso, o sistema agora permite escolher apenas um conjunto de arquivos que devem ser compartilhados com o programa.
Fontes dinâmicas
A forma com que o Android 14 lida com fontes permite o escalonamento não-linear da fonte em até 200% em apps compatíveis. A função permite exibir texto em tamanho maior, mas sem quebrar a interface do programa no processo.
Preferências do usuário
O Android 14 também poderá mostrar alguns recursos de acordo com as preferências do usuário. Dados como data, sistema métrico e ordem do calendário podem ser modificados segundo o local definido.
Melhorias na bateria
O Google também deve adicionar alguns recursos que deem uma leve sobrevida à bateria dos dispositivos com Android 14. Nada muito drástico, apenas algumas mudanças mais discretas.
Quando chega o Android 14 para seu celular?
Como sempre, o Android 14 chega primeiro para celulares da linha Pixel, do Google. Leva algum tempo até companhias parceiras, como Samsung e Xiaomi, liberarem suas próprias versões do sistema.
Fonte: Tecmundo
Tags: Android, google, sistema operacional