Foguete japonês com satélite é autodestruído em tentativa de lançamento

Fracassou a segunda tentativa da agência espacial japonês, a JAXA, de lançar um foguete ao espaço. O H3, que transportava o satélite ALOS-3, estava deixando a plataforma de lançamento, quando as autoridades espaciais do Japão foram forçadas a ativar o sistema de terminação de voo minutos depois que seu motor de segundo estágio não ativou. A JAXA disse que o comando de destruição foi acionado às 10h52 da feira-feira (06), horário do Japão (22h52, horário de Brasília).

Foguete da Mitsubishi

O foguete H3 foi construído pela Mitsubishi Heavy Industries depois que o programa foi aprovado pela primeira vez em 2013. O custo do projeto foi de mais de 200 bilhões de ienes ou US$ 1,5 bilhão.

A JAXA esperava lançar seu foguete em 2020, quando foi realizado um teste funcional para o H3. No entanto, teve que atrasar seu voo inaugural devido a problemas de engenharia.

Em 17 de fevereiro, foi realizada a segunda tentativa. Porém, novamente o voo foi abortado por causa de um problema de interferência elétrica no primeiro estágio do H3.

Segundo o jornal de economia Nikkei Asia, o primeiro-ministro Fumio Kishida observa o H3 como “crucial para os negócios da nação e as ambições de segurança nacional”.

O H3 tem o propósito de colocar mais satélites de vigilância do Japão em órbita e se tomar o componente-chave de um negócio que pode oferecer serviços aos clientes.

A JAXA e a Mitsubishi conseguiram administrar os custos, reduzindo os gastos do lançamento pela metade, chegando a US$ 50 milhões, sendo menor que os custos de lançamento do foguete Falcon 9, da empresa privada SpaceX, dos Estados Unidos.

O projeto japonês também deve ser usado no futuro próximo para apoiar o projeto Lunar Gateway, do programa Artemis, da NASA, para fazer transporte de carga espacial.

Foguete levava satélite de gerenciamento de desastres e equipamento bélico

O foguete H3 destruído carregava o satélite ALOS-3, que tinha ferramentas de gerenciamento de desastres que podem ser rapidamente implantados para observar as áreas afetadas.

A agência de notícias Reuters e o site Engadget relatam que o foguete também carregava um equipamento de defesa bélica – um sensor infravermelho experimental para detectar lançamento de mísseis balísticos norte-coreanos.

Fonte: SBT News

Tags: equipamentos, foguete, Mitsubishi, satélite, tecnologia