Facebook e Instagram vão passar a bloquear notícias no Canadá

A Meta confirmou que não vai mais fornecer acesso a links e conteúdos jornalísticos nos feeds do Facebook e do Instagram para usuários do Canadá. A decisão foi tomada após a aprovação da Lei de Notícias Online pelo Senado canadense na última quinta-feira (22).

Com a nova legislação, as gigantes da tecnologia serão obrigadas a remunerar editores de notícias pela postagem de seus conteúdos. Trata-se de uma lei semelhante à aprovada na Austrália em 2021, onde a corporação tomou a mesma atitude, inicialmente, mas depois voltou a exibir as notícias.

“Compartilhamos repetidamente que, para cumprir o Projeto de Lei C-18, aprovado hoje no Parlamento, o conteúdo dos meios de comunicação, incluindo editores e emissoras de notícias, não estará mais disponível para as pessoas que acessam nossas plataformas no Canadá”, informou a Meta, em comunicado. A mudança ainda não tem data para entrar em vigor.

De acordo com a companhia liderada por Mark Zuckerberg, os testes para remover links de notícias do Facebook e do Instagram no território canadense estão em andamento desde o início do mês. Apesar do bloqueio, a big tech disse estar preparada para combater a desinformação com sua rede de verificação de fatos.

Google pode seguir o mesmo caminho

Outra empresa incomodada com a Lei de Notícias Online canadense é o Google, que também conduziu testes para bloquear o acesso aos links de notícias exibidos nos resultados de pesquisas. A gigante das buscas afirma ter proposto alternativas para melhorar a legislação.

Porém, as autoridades locais não teriam respondido às mudanças sugeridas. “Até agora, nenhuma das nossas preocupações foi abordada. O projeto de lei C-18 agora se tornou lei e continua impraticável. Continuamos a buscar urgentemente trabalhar com o governo em um caminho a seguir”, disse a Alphabet.

Fonte: Site TecMundo

Tags: bloquear, canadá, facebook, instagram