Empoderando o futuro: O papel vital de mulheres em cargos de liderança

Na última 3ª feira (14), Abu Dhabi deu início à 2ª edição do Global Media Congress, evento que recebe profissionais e especialistas de mídia e comunicação de todo o mundo. Além dos muitos homens que compareceram ao primeiro dia do evento, foi possível notar uma presença bastante significativa de mulheres especialistas da área. Claro que elas não ficaram de fora do show e fizeram palestras pra lá de inspiradoras. 

Em um painel sobre a importância de mulheres em cargos de liderança, as profissionais Nadine Samra, diretora de negócios da Zee Entertainment, Darine ElKhatib, responsável pelas produções cinematográficas da VOX Studios, e Yuliana Slashcheva, presidente do conselho do SMF Animation Studio, reforçaram que a ascenção de mulheres nas empresas não é apenas uma questão de equidade, mas também um investimento no sucesso e na inovação das organizações. 

Dados globais revelam uma realidade em transformação: em 2021, apenas 29% dos cargos de liderança eram ocupados por mulheres, segundo o relatório “Mulheres no Trabalho” da consultoria McKinsey. No entanto, à medida que a conscientização sobre a importância da diversidade cresce, empresas em todo o mundo estão reconhecendo os benefícios inegáveis de ter mulheres em posições estratégicas.

“Ter uma voz feminina em posição de liderança é uma obrigação. Somos 50% da população, então ter um lugar à mesa é inquestionável”, declarou Darine. Algo que é visto como fraqueza, ela mostra que, na realidade, é um diferencial: “Nós, mulheres, somos emotivas e isso pode ser benéfico para a empresa. Emoções podem nortear decisões importantes”. 

A representante da VOX Studios também falou sobre como a chamada “síndrome do impostor” pode, muitas vezes, prejudicar as mulheres e deu dicas de como lidar com isso: 

Mais uma mulher de peso marcou presença no segundo dia do Global Media Congress 2023. Laura Nix, diretora indicada ao Oscar e ganhadora do prêmio Peabody, subiu ao palco para debater sobre a ‘Produção de Conteúdo na Era da Sustentabilidade’. A produtora cinematográfica falou sobre a busca pelo ecossistema saudável para conteúdos de não ficção e de documentários.

“Neste momento, tivemos uma pequena retração do mercado devido à pandemia e, por isso, acho que é muito difícil para alguém obter financiamento para produção e distribuição de conteúdo”, lamentou Laura.

Questionada sobre os desafios que enfrenta no dia a dia de sua profissão, a indicada ao Oscar revelou alguns obstáculos, mas se mostrou animada com o espaço que as mulheres estão conquistando:

Fonte: SBT News

Tags: cargos de liderança, Empoderando o futuro, O papel vital de mulheres