Um veículo elétrico de pouso e decolagem vertical, ou eVTOL, em formato de disco voador, fez no começo de junho seu primeiro voo experimental em Shenzhen, no sul da China.
Fabricado pela Shenzhen UFO Power Technology tem 12 hélices em volta da cabine, e tem espaço para o piloto.
The Chinese company Shenzhen UFO Technology invented the flying saucer.
— Cedrik Testard (@cern90063) June 6, 2023
iUFO is a large drone for one person. It flies for 15 minutes at a speed of 50 km / h at an altitude of up to 200 meters.
They want to use the plate for tourist purposes – for sightseeing. pic.twitter.com/GnswXif2yV
Segundo a imprensa chinesa, o disco alcança 200 metros de altura e faz voos de até 15 minutos.
A empresa demorou três anos para desenvolver o veículo voador “de outro mundo”.
Em outubro do ano passado, a empresa chinesa XPeng AeroHT fez o primeiro teste com um eVTOL, um carro voador em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Chamado de X2, ele também é elétrico e tem espaço para dois passageiros. Com oito motores com hélices, onde existem dois em cada canto do veículo. Na época, o teste de voo durou 90 segundos.
Em novembro de 2021, A divisão de mobilidade da fabricante de aviões brasileira Embraer, Eve Air Mobility, fez uma simulação de Mobilidade Aérea Urbana (UAM), com um eVTOL, no Rio de Janeiro, para perceber o ecossistema que o veículo estaria inserido.
O projeto tem uma rota que conecta a região da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, ao Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão).
Segundo a fabricante, o modelo terá baixo ruído e zero emissão de carbono.
Pushing the boundaries of technology, while having a human-centric design at its core, Eve’s new eVTOL aircraft is set to transform urban air travel. #RightForTheWorldAhead, right now. Discover more: https://t.co/N0vf6T79zs #EmbraerStories #WeAreEmbraer #ESG #Sustainability pic.twitter.com/5ivgoCVpeA
— Embraer (@embraer) May 9, 2022
Fonte: SBT News
Tags: china, Disco Voado