Desenvolvedor que ajudou a criar o Android é morto nos Estados Unidos

O desenvolvedor e executivo de tecnologia Bob Lee, 43 anos, foi assassinado a facadas em São Francisco, nos Estados Unidos. Ele é conhecido por ajudar a criar o sistema operacional para smartphones Android, da Google. Segundo fontes da televisão local KNTV, o executivo de tecnologia foi atacado na manhã de 3ª feira (04.abr), perto da Rincon Hill e da Bay Bridge. Os policiais receberam um chamado por volta das 2h35 da madrugada sobre um esfaqueamento no bloco 300 da Main Street. 

Lee foi encontrado ferido, com várias marcas de faca, levado a um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos.

A morte foi confirmada publicamente pelo fundador da MobileCoin, Joshua Goldbard, porém o pai de Lee, Rick Lee, também fez uma declaração no Facebook, na tarde de quarta-feira (05) anunciando a morte do filho.

Bob também era diretor de produtos da MobileCoin, foi diretor de tecnologia da Square e era um dos cofundadores da Cash App.

Polícia lamenta morte e investiga o caso

Nenhuma prisão foi feita até o momento e detalhes não foram divulgados. O chefe da Polícia de São Francisco, William Scott, emitiu uma nota em nome do departamento, lamentando o caso, prestou “profundas condolências a família e amigos” de Lee e prometeu que as investigações “vão trazer justiça” para quem cometeu o crime e que a polícia está “compromissada com recursos e pessoas nos trabalhos de investigação”.

Crazy Bob era um gênio da tecnologia

Bob Lee é conhecido no meio da tecnologia. Ele foi um dos responsáveis por criar o sistema Android, na Google, em 2004, desenvolvendo a biblioteca central do Sistema Operacional.

Depois, em 2010, Lee trabalhou na Square, uma empresa de pagamentos, que depois se tornou a Block. Lá também contribuiu para desenvolver o aplicativo da companhia, foi o primeiro CTO da startup e criou a carteira digital Cash App em 2011.

Em 2015, foi CEO do aplicativo de conversas em grupo Present, voltado para as mulheres. 

Atualmente, Bob Lee era CPO da empresa fornecedora de criptomoedas MobileCoin. Ele também foi um dos autores do livro “Bitter EJB”, voltado para desenvolvedores, para ajudá-los a codificar no framework Enterprise Java Beans, voltado para desenvolver aplicativos de negócios baseados na internet.

Lee também era investidor em startups de tecnologia. Ele fez aportes na SpaceX, Clubhouse, Tile, Figma, Faire, Orchid, Addressable, Nana, Ticket Fairy, Gowalla, Netswitch e entre outros.

Musk e outros executivos lamentaram

A morte de Bob Lee foi sentida pela comunidade e recebida com lamentações e tristeza. 

Executivos como Jack Dorsey, que cofundou o Twitter, Dylan Field, CEO da Figma e o bilionário Elon Musk se manifestaram nas redes sociais sobre o crime em São Francisco.

Fonte: SBT News

Tags: Android, assassinato, estados unidos, mundo, tecnologia