Apps como o Google Maps, Apple Maps e Waze são excelentes para navegação em viagens. Com eles é possível visualizar e compartilhar opiniões sobre determinados lugares e locais, fazer cálculo de combustível para viagens longas e, até mesmo visualizar toda a região do seu destino com mapas 3D.

1. Conferindo o transito antes de sair de casa

Uma das funções mais utilizadas por esses aplicativos, além do sistema de navegação, é o de atualização do trânsito em determinadas regiões. Com ela, é possível conferir em tempo real o status de vias e avenidas e, em alguns casos, pequenas ruas residenciais e comerciais.

Todo esse processo é feito através de uma espécie de mapa de calor e movimentação, que registra em tempo real a quantidade de elementos dentro desses espaços. Ou seja, caso uma rua esteja congestionada, o satélite vai capturar um movimento intenso e informar ao usuário. E tudo isso é feito no seguinte sistema de cores:

  • Verde: via livre;
  • Amarelo: via com fluxo alto, onde requer atenção, mas que continua com movimento normal;
  • Vermelho: via congestionada. Lembrando que quanto mais escura for a tonalidade, maior é a intensidade do trânsito.

2. Usar o mapa 3D para visualizar um destino

Tanto no Google Maps quanto no Apple Maps, é possível visualizar um destino como se estivesse diante dele. Com esse recurso, basta inserir o nome de um local e acessar a opção para navegar em um mapa 3D, como se estivesse andando pela região.

O recurso é interessante não apenas para quem quer fazer uma viagem virtual por praticamente qualquer lugar do mundo, mas também para conhecer uma região na qual vai estar em breve. Dessa forma, você pode visualizar estabelecimentos no entorno, ruas próximas e locais para estacionar quando chegar ao seu destino.

3. Ativar a opção de voz para usar os apps dirigindo

Todos sabem que celular e direção não combinam, ou seja, nada de ficar digitando enquanto você está no controle de um veículo. Entretanto, ao mesmo tempo é possível entender algumas necessidades, como ter que mudar a sua rota ou encontrar um determinado local durante uma viagem.

Para isso, nada melhor do que ativar os comandos de voz dos aplicativos. Com esse recurso, você pode não apenas falar o nome de uma rua ou local para traçar a rota, mas ativar alguns recursos no seu celular. Tudo isso sem deixar de prestar atenção na direção do veículo.

4. Baixar os mapas para usá-los de maneira offline

Um dos problemas persistentes em viagens, principalmente para lugares mais afastados das áreas urbanas, é a falta de sinal de internet. Isso acaba se agravando quando estamos usando rotas em tempo real, e que necessitam de conexão para fazer a atualização de mapas e outras informações.

Mas para a felicidade de todos, é possível baixar os mapas em cada um desses aplicativos, para usá-los quando ficar offline. Basta selecionar toda a região do trajeto, que o próprio software fará o cálculo do tamanho que será utilizado na sua memória interna. Mas fique tranquilo, pois não é nada que ocupe todo o HD.

5. Traçar rotas mais econômicas

Quando você opta pela melhor rota, o aplicativo automaticamente te leva para o trajeto com o menor tempo a ser percorrido. Entretanto, isso não significa que ele será o mais econômico, uma vez que ele pode te levar para estradas de alta velocidade, porém muito mais longas, e com pedágios pelo caminho.

Sendo assim, cada um desses apps possuem opções para fazer justamente esse cálculo de combustível, pedágio e outros elementos que podem encarecer a sua viagem. Com esse recursos, você pode escolher a rota mais barata, mesmo que ela leve mais tempo para ser percorrida.

6. Mapear postos de gasolina pelo caminho

Em viagens mais longas, mesmo que você saia com o tanque do carro cheio, é preciso fazer abastecimentos pelo caminho. E para não correr o risco de ter uma pane seca no trajeto, os próprios apps contam com opções para mapear e marcar postos de combustíveis por toda a rota.

Além de ficar atento e se programar para a próxima parada, eles também trazem informações mais detalhadas, como preço médio de cada tipo de combustível e serviços adicionais que cada um desses estabelecimentos possuem.

7. Ativar as notificações dos apps de navegação

Assim como praticamente todos os apps para smartphone, os softwares de navegação também possuem notificações. Elas geralmente são enviadas para alertar sobre atividades na sua rota, como acidentes, obras ou outro motivo.

Vale destacar também que muitas prefeituras, principalmente das grandes capitais, vem utilizando esses alertas para comunicar a população antecipadamente sobre mudanças drásticas em um trajeto, como obras emergenciais ou fechamento de vias para eventos e outros acontecimentos. Sendo assim, é importante ficar atento a eles não apenas durante as suas viagens.

8. Compartilhe rotas com pessoas próximas

Caso você esteja em uma viagem sozinho – ou acompanhado –, mas para uma região desconhecida, é possível compartilhar a sua rota com amigos e familiares. Dessa forma, eles acompanham em tempo real o seu trajeto, podendo entrar em contato caso visualizem algo de estranho com seu percurso.

É importante lembrar que, para isso, você precisa autorizar os apps de navegação a compartilharem a sua localização em tempo real. Entretanto, o procedimento varia para cada software e sistema operacional.

9. Ouça sua playlist para animar a viagem

Nada como uma musiquinha para animar a sua viagem, não é? Pois saiba que os apps de navegação permitem que você use suas rotas em tempo real, e ao mesmo tempo executem a sua playlist no streaming de música favorito.

Para completar, o Google Maps, por exemplo, ainda traz uma integração, permitindo mudar a faixa, ou fazer outras ações com sua playlist, sem que você precise sair do próprio app de navegação para isso.

10. Ficar de olho nos comentários sobre locais próximos

No Apple Maps e no Google Maps é possível visualizar comentários e avaliações sobre um determinado local. Por exemplo, caso esteja planejando almoçar ou jantar em um restaurante próximo ao seu destino, você pode optar por ver o que outros usuários estão dizendo sobre o estabelecimento.

Dessa forma, você evita passar por perrengues desnecessários, como pagar por uma comida ruim, ser atendido por um péssimo serviço ou gastar um valor alto demais.

11. Deixe a sua opinião sobre os locais visitados

E assim como é possível visualizar a opinião de outros usuários, você também pode deixar a sua. Com isso, futuros visitantes poderão ficar cientes de determinados pontos de destaque sobre aquele estabelecimento, como um preço justo, um bom atendimento e uma excelente comida.

Assim como também é possível fazer uma crítica caso encontre algum problema que merece ser relatado. Mas é sempre bom lembrar que você precisa manter a honestidade. Afinal, uma simples crítica exagerada pode comprometer todo o funcionamento de um estabelecimento comercial.

Fonte: TecMundo

Tags: Apple Maps e Waze, Google Maps