CGI.br lança consulta pública sobre regulação de plataformas

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) lançou, nesta terça-feira (25), em seminário realizado em Brasília, uma consulta pública sobre regulação de plataformas digitais no país. Entre os objetivos dela, estão propor diretrizes ao Estado brasileiro sobre o objeto da regulação, mapear os riscos das atividades das plataformas e identificar um conjunto de medidas regulatórias capazes de mitigar esses riscos, e subsidiar processo de regulação que tenha uma estrutura de governança e aponte acordos multissetoriais.

A consulta terá duração de dois meses. As contribuições devem ser enviadas pelo site dialogos.cgi.br. Juliano Cappi, gerente adjunto da assessoria técnica do CGI.br e responsável por montar a estrutura da consulta, explicou ainda que ela tem três eixos — quem será regulado, o que será regulado e como será regulado — e foi viabilizada pela formação de três consensos no Grupo de Trabalho (GT) sobre Regulação de Plataformas do CGI.br. São eles:

  • Há um fenômeno da plataformização ou capitalismo das plataformas na sociedade;
  • É preciso ter um modelo de regulação sistêmica das plataformas;
  • Conjunto de riscos relacionados às atividades das plataformas digitais.

O GT ainda mapeou diferentes formas de abordagem para o desafio de regular plataformas digitais, e a consulta, então, traz informações sobre elas.

Para Rafael Evangelista, conselheiro do CGI, “essa consulta tem essa possibilidade de congregar e chamar a sociedade para fazer uma contribuição para além do que precisa ser resolvido num primeiro momento. Porque o problema da regulação de plataformas não vai ser resolvido com uma iniciativa só. Vai ser um problema de longo prazo que vai se transformar ao longo do tempo”.

Fonte: SBT News

Tags: Brasil, internet, plataforma