O Wireless Power Consortium (WPC) anunciou um novo padrão de carregamento sem fio: o Qi2. A novidade foi revelada durante o aquecimento da CES 2023, feira de tecnologia que será realizada entre os dias 5 e 8 de janeiro em Las Vegas (EUA).
Com a intenção de unificar os formatos de carregamento sem fio, o Qi2 traz oficialmente a tecnologia MagSafe do iPhone para os aparelhos Android. Os novos celulares e carregadores compatíveis devem chegar ao mercado no final de 2023.
Segundo o WPC, o antigo formato Qi e os dispositivos certificados ainda causa dúvidas de compatibilidade entre os usuários e até mesmo varejistas. Essa questão fez o consórcio buscar por um novo padrão global para carregamento sem fio.
Assim, o Qi2 foi criado a partir da tecnologia MagSafe da Apple e teve contribuições de outros membros do órgão. O objetivo inicial era desenvolver uma estrutura de energia magnética com alinhamento perfeito para ser adotada por diferentes aparelhos.
“Nosso padrão garante aos consumidores que os dispositivos são seguros e compatíveis com outras marcas. O Qi2 será o padrão global para carregamento sem fio e fornecerá aos usuários e varejistas essa garantia”, disse Paul Struhsaker, diretor-executivo do WPC.
Além da experiência aprimorada, o novo formato promete ser mais rápido e eficiente. A princípio, ele atuará com velocidades de até 15 W e as potências devem ser aumentadas em futuras versões.
Evolução do carregamento sem fio
Atualmente, os carregadores MagSafe da Apple atuam com velocidade de até 15 W. Segundo a big tech, essa é a taxa ideal de potência para um carregamento rápido e a preservação da integridade da bateria dos dispositivos.
Contudo, o WPC deve expandir esse padrão com a estreia do Qi2 nos aparelhos Android. Bem como, um formato unificado para carregamento sem fio permite que a tecnologia continue evoluindo para atender as necessidades dos usuários.
Com informações do site TecMundo