O sistema Celular Seguro registrou 4.349 alertas na primeira semana de funcionamento, de acordo com balanço divulgado nesta quarta-feira (27) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. De acordo com informações divulgadas pelo governo, 1.658 alertas foram emitidos por roubo, 1.154 por furto, 801 por perda e 283 por motivos diversos.

O Ministério da Justiça ainda mostrou que 700.697 acessaram o aplicativo Celular Seguro desde o último dia 19 de dezembro. Destes, 513.098 registram os números das linhas telefônicas que gostaria que fossem bloqueadas remotamente.

Confira os estados que mais registraram bloqueios:

  1. São Paulo – 1.125
  2. Rio de Janeiro – 494
  3. Pernambuco – 324
  4. Bahia – 308
  5. Minas Gerais – 287

 

Funcionamento do Celular Seguro

A iniciativa do governo funciona como uma espécie de Boletim de Ocorrência turbinado. A proposta é que a vítima de furto ou roubo dispare um comunicado que é encaminhado para todas as empresas participantes do ecossistema. Atualmente, os principais bancos e as maiores operadoras de telefonia estão conveniados ao Celular Seguro.

Isso significa que o banco recebe a comunicação de furto/roubo e pode bloquear os acessos às contas daquele consumidor. A expectativa da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) é que o bloqueio ocorra em questão de minutos. O prazo seria de até 30 minutos para Banco do Brasil, Caixa, Sicredi e Bradesco.

Tags: bloqueio, Celular seguro, furto, Governo, roubo