Conforme havia revelado no início do mês, a ASUS lançou nesta quinta-feira (29) o Asus Zenfone 10, mais novo flagship da companhia que segue a fórmula de aparelho compacto responsável por popularizar a linha. Trazendo pequenos ajustes no design em relação ao seu antecessor, a novidade compensa com ajustes de peso em diversos outros aspectos, com destaque para a tela, que atinge taxa de atualização superior em games, e as câmeras, trabalhadas para tirar melhor proveito da estabilização Gimbal.

Mantendo a proposta de ser um flagship, o Zenfone 10 vem equipado com processador Snapdragon 8 Gen 2, acompanhado de até 16 GB de RAM LPDDR5X e até 512 GB de armazenamento UFS 4.0. Um detalhe importante destacado pela fabricante é que todas as versões usam memórias LPDDR5X e UFS 4.0, algo que pode parecer óbvio, mas há bons motivos para ser lembrado — algumas companhias têm utilizado armazenamento mais lento em variantes mais básicas de celulares.

O aparelho também mantém boa parte do visual geral da geração anterior, mas há ajustes: a traseira promete ser mais resistente a marcas e desgate, e agora é composta de 50% de plástico reciclado, reduzindo as emissões de carbono da fabricação. Os círculos das câmeras estão mais discretos e há menos inscrições, enquanto o logo da ASUS foi adicionado ao canto inferior direito. A variedade de cores é outra característica a retornar neste ano, com as opções preto, azul, verde, branco e vermelho.

Responsável pelo design compacto do Zenfone 10, a tela de 5,9 polegadas retorna com o novo painel AMOLED E4 da Samsung. A resolução é Full HD+ de 2400 x 1080 pixels e há proteção com vidro Gorilla Glass Victus, escurecimento PWM para evitar o mal-estar quando o brilho está baixo, bem como pico de brilho de 1.100 nits, mas é na taxa de atualização em que temos a maior mudança.

Por padrão, o display atinge 120 Hz, podendo ser configurado para chegar a essa velocidade de forma fixa (junto a opções de 60 Hz e 90 Hz) ou automática. Em jogos, porém, os usuários poderão acessar o app Game Genie para aplicar uma espécie de overclock, levando a taxa para ainda mais fluidos 144 Hz. Segundo a ASUS, a opção está restrita aos games por razões de otimização — é provável que a ideia seja economizar bateria.

Boa parte da apresentação da gigante teve como foco as câmeras, e parece haver bons motivos para isso, considerando as novidades implementadas. Ainda temos apenas duas lentes traseiras, munidas de um sensor principal Sony IMX766 de 50 MP com estabilização óptica (OIS) Gimbal e um ultrawide de 13 MP com campo de visão de 120° e função macro. Para selfies, a antiga câmera de 12 MP deu lugar a um sensor bem maior de 32 MP, que utiliza subpixels no formato RGBW (vermelho, verde, azul e branco) para captar mais detalhes.

A principal novidade por aqui são as otimizações adotadas para tirar mais proveito do Gimbal integrado de seis eixos. Além de melhorar o foco automático, a ASUS desenvolveu a chamada estabilização eletrônica adaptativa (ou Adaptive EIS, no original em inglês), que só aplica o recorte necessário de acordo com a movimentação detectada pelo telefone, de modo a gravar com maior estabilidade sem sacrificar tanto o campo de visão. Dito isso, ainda é possível usar o recorte máximo para melhor estabilização.

Outras adições de destaque incluem captação de áudio em 3D com tecnologia Nokia OZO, o uso da capacidade de segmentação semântica do Snapdragon 8 Gen 2 para aplicar algoritmos de pós-processamento diferentes pela imagem, função HyperClarity entre os níveis de zoom de 4x a 8x que usa dados em RAW para assegurar a nitidez de textos e outros elementos na captura, modo retrato com zoom de 2x e o modo Light Trail, que registra rastros de movimento mesmo sem um tripé.

Na bateria, ainda temos capacidade de 4.300 mAh, mas graças ao processamento mais eficiente e aprimoramentos do sistema, o dispositivo estaria entregando quase 13% melhor autonomia — número de horas de uso não foram divulgadas. O carregamento atinge 30 W com o carregador incluso na caixa e, atendendo a pedidos, foi implementada a recarga sem fio de 15 W, que levaria o smartphone de 0 a 100% em pouco mais de duas horas.

Completam a ficha técnica a conectividade 5G, Wi-Fi 7, NFC, Bluetooth 5.3 com suporte ao novo codec Qualcomm aptX Lossless de alta definição — cuja qualidade supera o LDAC da Sony —, som estéreo otimizado pela Dirac, conector P2 de fones de ouvido com tecnologia de áudio espacial Dirac Virtuo, leitor de digitais integrado ao botão de energia na lateral e certificação IP68 de resistência à água e poeira.

Zenfone 10 adiciona novos truques à Zen UI

Baseado no Android 13, o software do Zenfone 10 também recebeu atenção e oferece algumas novidades interessantes, começando pelo Quick Shot. Ao apertar duas vezes o botão de volume para baixo com a tela desligada, o usuário aciona a captura de foto da câmera, agilizando o registro de momentos importantes. Já o ZenTouch, que tira proveito do sensor de digitais do botão de energia para ler gestos, chegou à versão 2.0 com recursos que visam facilitar a navegação.

Agora é possível descer páginas de sites lentamente, visualizar todas as mensagens no painel de notificações e até avançar ou retroceder vídeos no YouTube, sem precisar tocar na tela. Versão da ASUS para os atalhos na lateral do display, o Edge Tool foi mais um aspecto a receber atualizações, agora incorporando os botões de configurações rápidas normalmente acessados pelo painel de notificações.

Fora isso, o Always-On Display ficou mais customizável e ganhou a opção de exibir imagens escolhidas pelo usuário, e a função Phone Clone foi aprimorada para permitir a transferência de mais itens e arquivos. Por fim, um botão para tirar screenshots mais longas foi adicionado.

Apesar das inúmeras melhorias, o regime de atualizações ainda é bem modesto frente aos concorrentes: são garantidas duas grandes atualizações de sistema, com quatro anos de updates de segurança. A ASUS explica que seu time de smartphones é menor que o de outras fabricantes, e portanto precisa otimizar os recursos disponíveis, sendo este o melhor que a marca pode fazer no momento. Mesmo assim, a empresa garante estudar constantemente a possibilidade de ampliar o suporte.

Preço e disponibilidade

O ASUS Zenfone 10 chega primeiro à Europa nos próximos dias, com o mesmo preço do antecessor — € 799, ou cerca de R$ 4.200 em conversão direta e sem impostos. Também foi confirmado que o aparelho chegará aos EUA no terceiro trimestre, mas valores ainda não foram revelados. O Brasil deve receber a novidade futuramente, mas nenhuma informação foi dada no momento.

ASUS Zenfone 10: ficha técnica

  • Tela: Samsung AMOLED E4 de 5,9 polegadas, resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels, taxa de atualização variável de 120 Hz (até 144 Hz em games), escurecimento PWM, pico de brilho de 1.100 nits, Gorilla Glass Victus
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2
  • Memória RAM: até 16 GB LPDDR5X
  • Armazenamento interno: até 512 GB UFS 4.0
  • Câmera traseira: 50 MP (Principal, Sony IMX766, Gimbal OIS) + 13 MP (Ultrawide, f/2.2, 120°)
  • Câmera frontal: 32 MP
  • Bateria: 4.300 mAh com carregamento rápido de 30 W
  • Dimensões: 146,5 x 68,1 x 9,4 mm
  • Peso: 172 g
  • Extras: 5G, Wi-Fi 7 Tri Band, Bluetooth 5.3, NFC, conector P2, leitor de digitais na lateral, carregamento sem fio de 15 W, som estéreo com otimizações Dirac, áudio espacial Dirac Virtuo para fones de ouvido, certificação IP68
  • Cores disponíveis: Midnight Black (preto), Starry Blue (azul), Aurora Green (verde), Comet White (branco) e Eclipse Red (vermelho)
  • Sistema operacional: Android 13, sob a Zen UI

Fonte: Canaltec

Tags: asus, zenfone 10