Demorou cerca de 30 segundos para a série Invasão Secreta, da Marvel, tropeçar em controvérsia após sua estreia. Embora supostamente o conteúdo, em si, seja muito bom, os créditos de abertura deixaram algumas pessoas chateadas, artistas, fotógrafos e mesmo parte do elenco.

Invasão Secreta é, provavelmente, o projeto com maior uso de inteligência artificial nas produções da Marvel até aqui, e isso não é segredo. “Quando entramos em contato com os fornecedores de IA, usar a tecnologia já fazia parte da estrutura da série”, disse o diretor Ali Selim.

Selim continua dizendo que ainda não entende como a IA generativa funciona, mas gostou do que estava fazendo. “Falávamos com eles sobre ideias, temas e palavras, e então o computador trazia algumas coisas interessantes.”

A IA generativa funciona por meio da referência de milhões de imagens feitas por artistas ou fotógrafos reais. A partir daí, ela cria algo com um pouco de todos eles. Portanto, para a Marvel isso representa um problema duplo: A) as empresas de IA estão efetivamente roubando sua arte sem permissão ou compensação e B) por sua vez, estão usando a arte gerada por IA para substituir artistas reais.

O que é inteligência artificial generativa?

A inteligência artificial generativa é uma tecnologia que permite que um computador crie conteúdo original, como texto, imagens, música ou até mesmo vídeos. Ao contrário da inteligência artificial convencional, que é programada para executar tarefas específicas, a IA generativa é capaz de criar algo novo e inesperado.

Essa tecnologia é baseada em algoritmos de aprendizado de máquina que são treinados usando enormes conjuntos de dados. Por exemplo, um algoritmo de aprendizado de máquina pode ser treinado usando milhões de imagens de gatos, o que permite que ele crie suas próprias imagens de gatos.

Apesar das possibilidades incríveis oferecidas pela IA generativa, há também preocupações éticas em torno do seu uso. Por exemplo, se um programa de IA generativo escreve uma notícia falsa que é indistinguível da realidade, isso pode ter consequências graves para a sociedade.

Fonte: Forbes

Tags: Ali Selim, IA, Invasão Secreta, marvel