O Celular Seguro foi criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para ajudar vítimas de roubo ou furto de celular, já é considerado um sucesso. De acordo com dados do governo, a plataforma ultrapassou os 150 mil cadastros em apenas 24 horas.

Ao todo, foram 155 mil cadastros de usuários e 98 mil celulares registrados no serviço, que opera a partir de um site ou aplicativo. Segundo informações mais de 100 mil downloads do Celular Seguro até a manhã desta quarta-feira (20) para dispositivos Android — a Apple ainda não informou quantas vezes ele foi baixado no iOS.

O projeto começou até mesmo a dar frutos: só no primeiro dia de operação, já foram 735 alertas de usuários que já relataram perda, roubo ou furto do celular.

“Os primeiros números mostram que o cidadão vê no Projeto Celular Seguro uma iniciativa que faz diferença em seu dia a dia, que oferece maior segurança. (…) Combater esses crimes é a nossa prioridade, agindo nos problemas reais e concretos do cotidiano das pessoas”, diz o Secretário-Executivo do ministério, Ricardo Cappelli.

Após fazer o cadastro do celular, é possível alertar os serviços parceiros sobre roubo  e perda usando outro dispositivo ou um contato de emergência. Os serviços, que são gratuitos, bloqueiam os serviços do aparelho em até 30 minutos, além de alertar instituições bancárias sobre possíveis movimentações suspeitas e operadoras sobre o uso ilegal da linha.

Com Informações do Tecnoblog

Tags: aplicativo, cadastros, Celular seguro