Anvisa dos EUA diz não para Neuralink fazer testes de chips cerebrais em humanos

A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos, equivalente a Anvisa, no Brasil, recusou o pedido da Neuralink para fazer testes de implantes cerebrais em humanos.

Segundo um relatório obtido pela agência de notícias Reuters, a FDA teria dado a recusa no ano passado. Além disso, segundo relatos de funcionários e ex-funcionários da Neuralink, a negativa foi por conta de preocupações relacionadas aos chips.

A FDA indagou sobre a bateria de lítio dos dispositivos, o possível superaquecimento do aparelho, que poderia migrar para outras partes do cérebro, devido aos fios do implante da empresa de Musk.

Outros pontos de preocupação colocados pela autoridade de saúde foram a remoção dos chips e a probabilidade de infecção ou rejeição por parte do corpo do usuário do implante.

A Neuralink foi fundada em 2016 e vem realizando testes com animais para mostrar que a tecnologia pode ser viabilizada para os humanos. No entanto, a empresa sofre com atrasos, com anúncios e revezes, e ainda enfrenta questões éticas e regulatórias, para que seja possível o uso do chip em humanos.

A companhia tem a ambição de fazer o controle de eletrônicos por meio da mente, além de restaurar funções corporais de pessoas com paralisias, deficiências ou até doenças como Alzheimer e o Parkinson. A companhia esperava fazer os primeiros testes em humanos neste ano.

A empresa já vem testando a inovação em animais há mais de três anos antes de conquistar a aprovação do órgão máximo de saúde e alimentos dos Estados Unidos. 

Em novembro do ano passado, durante um evento da companhia de chips, Elon Musk se mostrou otimista, acreditando que a FDA aprovaria a autorização para os testes em humanos.

“Queremos ser extremamente cuidadosos e ter certeza de que funcionará bem antes de colocar um dispositivo em um ser humano, mas acho que submetemos a maior parte de nossa papelada ao FDA e achamos que provavelmente em cerca de seis meses poderemos ter nosso primeiro Neuralink em um ser humano”, disse o empresário na época.

Em 2021, a Neuralink divulgou um vídeo onde o macaco Pager joga o videogame Pong usando apenas a habilidade da mente, que tem o implante cerebral.

Essa imagem tornou-se um combustível de acusações contra a empresa de Elon Musk por maus-tratos contra animais.

Fonte: SBT News

Tags: Anvisa, chips, estados unidos, testes