Finalmente, após três meses de lançamento nos Estados Unidos e Canadá, o Bard, a inteligência artificial da Google, chega ao Brasil e em mais 27 países da Europa. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (13) no blog do Google, respectivamente por Jack Krawczyk, líder de produto e, Amarnag Subramanya, vice-presidente de engenharia do Bard.

No Brasil, a IA que fala português contará com a supervisão do chefe global de design do Google Bard, o brasileiro Paulo Melchiori. Assim como o ChatGPT, da OpenAI, esta IA pode gerar conteúdos conforme os comandos de textos enviados pelo usuário, ou seja, é possível pedir para fazer um roteiro de viagens, com todas as informações necessárias, resumo de um assunto específico, além de outras demandas.

O Google espera que o uso vá além do aproveitamento profissional, mas a empresa de tecnologia quer que todos possam usufruir dos recursos do Bard.

“O Bard não é uma ferramenta que será usada apenas por profissionais de tecnologia. Queremos que todas as pessoas usem a ferramenta. Inclusive, é possível pedir para que o Bard escreva um pedido de desculpas para seu parceiro após esquecer a noite de jantar”, explica Bruno Pôssas, vice-presidente global de Engenharia para Busca da Google.

O chatbot foi anunciado após uma onda de lançamentos de ferramentas começado pelo ChatGPT e com o Bing, da Microsoft. A Google demorou no anúncio da ferramenta, mas promete recuperar o tempo perdido com o Bard.

O Google Bard agora está disponível para 40 idiomas, incluso árabe, chines, alemão, hindi e espanhol, e pode ser usado pelo computador e o smartphone.

Além do anúncio da ferramenta no país, a Google também disponibilizou novidades para a nova ferramenta que promete digladiar com ChatGPT pela atenção do usuário. Muitos dos recursos anunciados continuam em fase de testes, mas podem ser utilizados.

Confira abaixo as novidades:

[[GALERIASBT(16689)]]

  • Histórico de conversas com o Bard
    A IA do Google resgata o histórico de conversas na interação feito com o Bard.
     
  • Leitura de texto em voz alta com Google Assistente
    Permite a leitura de comandos em voz alta, aquela do Google Assistente, e em português.
     
  • Exportação de códigos de programação
    Assim como qualquer IA generativa, o Bard também facilita a escrita manual dos códigos de programação, neste caso exportando código Python para o Replit. Ele também promete ajudar em outras 20 linguagens de programação.
     
  • Compartilhamento de conteúdo para outros sites
    Buscando facilidade Bard tem uma função de compartilhamento de conteúdo, assim a pesquisa que você faz IA pode ser enviada para outros sites de forma mais eficaz, sem ficar copiando e colando o conteúdo, como é feito no ChatGPT e no Bing.
     
  • Padrões de respostas conforme o tom de formalidade
    No Bard será possível solicitar textos que sejam respondidos conforme o tom da demanda, em cinco formas diferentes: simples, longo, curto, profissional ou casual.
     
  • Bard com Google Lens
    A IA da Google também pode ajudar o usuário com dicas de legendas de fotos criativas e até mesmo para ajuda em um complemento de busca para uma resposta mais assertiva. A funcionalidade está em inglês, mas em breve deve ser liberada a versão em português.

A Google garante que aos poucos mais regiões devem receber a nova ferramenta, além de prometer que a privacidade e os dados dos usuários serão protegidos.

“E à medida que levarmos o Bard para mais regiões e idiomas ao longo do tempo, continuaremos a usar nossos Princípios de IA como um guia, incorporar o feedback do usuário e tomar medidas para proteger a privacidade e os dados das pessoas”, relata os executivos do Google.

Fonte: SBT News

Tags: Anto-ChatGPT, Brasil, europa, google bard, Inteligência artificial