Agência europeia lança sonda espacial que vai explorar luas de Júpiter

A sonda espacial europeia Juice foi lançada nesta sexta-feira (14), a bordo de um foguete Ariane 5, rumo a Júpiter e às suas luas geladas com a missão de procurar ambientes favoráveis a formas de vida extraterrestre.

O foguete decolou do centro espacial europeu em Kourou, na Guiana Francesa, às 9h14 no horário de Brasília, 24 horas depois de seu lançamento ter sido adiado devido ao risco de tempestades.

A sonda pesa mais de duas toneladas e meia e leva mais quatro toneladas de combustível para os anos de manobras no espaço.

Acrônimo em inglês para Explorador das Luas Geladas de Júpiter, a Juice vai demorar oito anos para chegar ao seu destino, cuja distância da Terra oscila entre 640 e 900 milhões de quilômetros.

“É um dos objetos espaciais mais complexos já enviados ao sistema solar externo”, destacou o diretor-geral da Agência Espacial Europeia (ESA), Josef Aschbacher.

Construída pela Airbus, a sonda leva dez equipamentos específicos, protegidos das temperaturas extremas — em especial do poderoso campo magnético de Júpiter — por uma cobertura de isolamento de múltiplas camadas. A sonda também está equipada com imensos painéis solares de 85m², para conservar a potência em um ambiente onde a luz do sol é 25 vezes menor do que na Terra.

A chegada está prevista para julho de 2031. A viagem se anuncia sinuosa, já que a sonda terá que realizar complexas manobras de assistência gravitacional, que consistem em utilizar a força de atração dos outros planetas como uma catapulta.

Primeiro realizará um sobrevoo Lua-Terra, depois irá em direção a Vênus (2025), voltará à Terra (2029), antes de tomar seu impulso em direção ao maior planeta do sistema solar e às suas quatro maiores luas, descobertas por Galileu há 400 anos: a vulcânica Io e suas três companheiras de gelo Europa, Ganímedes e Calisto.

Fonte: SBT News

Tags: Agência europeia, foguete Ariane, luas de Júpiter, sonda espacial