Dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) coletados em 2023 apontam que 30,6% das crianças no 2º ano do ensino fundamental (EF) estavam alfabetizadas no Maranhão naquele ano. Os dados foram divulgados na última quinta-feira (3), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação.
Em nota técnica, o Inep comparou o resultado do Saeb 2023 ao Indicador Criança Alfabetizada, definido como padrão pelo Inep, a partir de 2023, e adotado nacionalmente. Pelo indicador, em 2021, 69,2% dos estudantes da mesma fase de ensino, o 2º ano do ensino fundamental no Maranhão, não estavam alfabetizados.
Clique e participe do nosso canal no Whatsapp
O resultado do Saeb 2023 mostra que o nível de alfabetização no estado, detectado pelo Indicador Criança Alfabetizada do INEP, apresentou estabilização se comparado com os resultados obtidos em 2021.
Nacional
Os dados do INEP mostram que 49,3% das crianças no 2º ano do ensino fundamental (EF) estavam alfabetizadas no Brasil naquele ano.
Na comparação com os dados do Indicador Criança Alfabetizada de 2021, houve uma tendência de aumento no nível de alfabetização no país. Enquanto naquele ano, o Brasil tinha 56,4% de crianças alfabetizadas, em 2023, esse percentual caiu para 43,6%.