Parlamentar fez um balanço de suas principais bandeiras de atuação
Parlamentar fez um balanço de suas principais bandeiras de atuação
A deputada estadual Janaina foi entrevistada no quadro Resenha Política, do programa Tá na Hora, da TV Difusora, nesta terça-feira (19). Durante a conversa, a parlamentar destacou suas principais bandeiras de atuação, entre elas a defesa da infância e da adolescência, a infraestrutura de Imperatriz e cidades vizinhas e a garantia de direitos para as mulheres.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
Sobre a proteção das crianças e adolescentes, Janaina lembrou que, em 2023, apresentou o projeto de lei nº 11.986/2023, que criou no Maranhão a Semana de Combate à Sexualização e à Erotização Precoce de Crianças e Adolescentes. A lei já foi sancionada pelo governador Carlos Brandão e prevê ações educativas em escolas e creches.
“É uma luta importante. A gente conversa com os pais sobre a fiscalização nas redes sociais e também com as crianças, de forma lúdica, para alertar sobre os riscos da erotização precoce”, destacou a deputada, lembrando que o projeto contou com apoio de psicólogas e conselhos tutelares.
Questionada sobre a infraestrutura de Imperatriz, sua cidade natal, Janaina disse que já destinou recursos para pavimentação de ruas em bairros como Vila Lobão, Vila Paraty, Parque Amazonas, Parque Alvorada e Parque das Estrelas. Segundo ela, novas etapas estão em planejamento.
“Estamos lançando em parceria com o governador Carlos Brandão e o prefeito Rildo Amaral um projeto de 12 quilômetros de bloquete para melhorar a mobilidade de Imperatriz”, afirmou.
Ela também citou obras em Davinópolis, como o bloqueteamento da Rua Mensageiro da Paz, além de intervenções em Amarante, no povoado Alvoradinha, e em Grajaú, em parceria com os prefeitos locais.
Na área da defesa das mulheres, Janaina falou sobre a realização da quinta Conferência de Políticas Públicas para as Mulheres, em São Luís, que voltou a ser realizada após 10 anos. A deputada também destacou a procura crescente por procedimentos de laqueadura, após mudanças na lei federal que facilitaram o acesso.
“Antes, a mulher precisava do aval do companheiro. Hoje, não precisa mais. A partir dos 21 anos, ela pode decidir. Por isso, lançamos o Mutirão de Laqueaduras, que será retomado em setembro, beneficiando mulheres da região Tocantina e de todo o estado”, explicou.
Ao final da entrevista, Janaina reforçou seu compromisso com a defesa da infância, o fortalecimento das políticas para mulheres e a busca por mais investimentos em infraestrutura no Maranhão.