Além de realizar ligações elétricas irregulares, o suspeito também cobrava uma taxa em dinheiro para a “manutenção do sistema”.
-dezembro 18, 2025
Além de realizar ligações elétricas irregulares, o suspeito também cobrava uma taxa em dinheiro para a “manutenção do sistema”.
Um homem foi preso suspeito de realizar fraudes no consumo de energia elétrica nesta terça-feira (21) em algumas residências do bairro Coroado, em São Luís. Ele realizava as ligações irregulares sem qualquer vínculo com a distribuidora de energia.
De acordo com a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), o suspeito já havia sido detido antes por denúncias que o apontaram como responsável por um esquema criminosos de adulteração de medidores de energia.
As investigações foram coordenadas pela da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), iniciada há dois meses. Além das fraudes, o investigado cobrava uma taxa mensal aos moradores por uma falsa “manutenção do sistema de energia” das residências.

A companhia de energia Equatorial informou que os prejuízos causados em energia elétrica nos casos identificados somam cerca de 130 MWh, o correspondente ao consumo mensal de cerca de 866 residências, considerando uma média de 150 kWh por unidade.
O homem foi preso pelo crime previsto no artigo155 do Código Penal e encaminhado ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde permanece à disposição da Justiça.