Durante a madrugada, o plenário da Câmara decidiu não cassar Zambelli
-dezembro 11, 2025
Durante a madrugada, o plenário da Câmara decidiu não cassar Zambelli
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou nesta quinta-feira (11) a decisão da Câmara dos Deputados que havia mantido o mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP). Com a nova determinação, a parlamentar perde imediatamente o cargo.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
Durante a madrugada, o plenário da Câmara decidiu não cassar Zambelli. A votação registrou 227 votos favoráveis à cassação e 170 contrários, número insuficiente para atingir a maioria absoluta de 257 votos necessária para a perda do mandato.
Carla Zambelli foi condenada a dez anos de prisão por envolvimento na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Desde julho, ela está presa na Itália, para onde fugiu após a condenação.
Antes da votação no plenário, o caso passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O primeiro relatório, apresentado pelo deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), recomendava o arquivamento do processo. O parecer, no entanto, foi rejeitado. A CCJ aprovou o relatório substitutivo do deputado Claudio Cajado (PP-BA), que defendia a cassação.
Com a decisão do STF, o entendimento da Câmara perde efeito, e a cassação é imediata.