Plantfilme é totalmente vegetal, de baixo custo e sustentável
Plantfilme é totalmente vegetal, de baixo custo e sustentável
Uma novidade maranhense chamou atenção no último dia da 3ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (FEMAF), realizada neste sábado (29), na Lagoa da Jansen. A startup Vinnori apresentou o Plantfilme, um filme alimentício feito à base de vinagreira, que pode substituir o nori tradicional na produção de sushis, temakis e outros pratos.
A empresa recebeu apoio do programa Tecnova, por meio da FAPEMA, e levou ao evento uma demonstração completa do processo de produção, desde o tratamento da folha de vinagreira até a criação do filme comestível. A inovação aproveita a biodiversidade local e valoriza um ingrediente típico da culinária maranhense.
O Plantfilme é totalmente vegetal, de baixo custo e sustentável. O produto pode ser usado em sushis, temakis, pokes, rolinhos, snacks, pratos veganos e autorais
Por não conter ingredientes de origem animal, também é opção para pessoas com alergia a frutos do mar ou que seguem dietas restritivas. Segundo a startup, o filme tem maior vida útil que produtos semelhantes e favorece a agricultura familiar maranhense.
A cofundadora da Vinnori, Tatiana Lemos, destaca o objetivo da inovação.
“O Plantfilme foi desenvolvido pensando na cozinha profissional, com diferenciais técnicos para o dia a dia, oferecendo possibilidades e sendo acessível”, afirmou.
O produto já foi testado em restaurantes e aprovado por chefs, que elogiaram sabor, textura e versatilidade.