México, Canadá e Estados Unidos receberão entre junho e julho a primeira edição do torneio com 48 seleções.
México, Canadá e Estados Unidos receberão entre junho e julho a primeira edição do torneio com 48 seleções.
Será realizado nesta sexta-feira (5) o aguardado sorteio final da Copa do Mundo de 2026, que será disputada no México, Canadá e Estados Unidos. Esta é a primeira edição com três países-sede e 48 seleções envolvidas. A TV Difusora transmite ao vivo a cerimônia da FIFA que definirá os enfrentamentos da primeira fase do torneio a partir de 13h30. A equipe terá o narrador Tiago Leifert e a estreia de Galvão Bueno, que também tem presença garantida nas transmissões dos jogos.
Com o aumento do número de times participantes, que antes era de 32 seleções, a Copa ganhou um novo formato. Ao todo, serão 12 grupos com quatro times cada. Os dois melhores colocados de cada grupo avançam para a próxima fase, além de oito dos terceiros colocados de melhor campanha. Por esse motivo, a disputa também conta com uma fase de mata-mata adicional, ou seja, passam a ser necessários oito duelos para ser campeão ao invés de sete.
42 seleções já garantiram vaga na Copa e saberão seus grupos nesta sexta. As seis vagas restantes serão definidas em março, quando ocorrem os jogos da repescagem europeia e da repescagem internacional. Não será realizado um segundo sorteio, pois as equipes da repescagem já serão posicionadas de modo funcional. Os times estão divididos em quatro potes, baseados no ranking da FIFA mais recente.
Graças ao quinto lugar no ranking, a Seleção Brasileira foi posicionada como uma das cabeças de chave do sorteio, no pote 1. Além dos nove melhores ranqueados, o pote 1 também conta com os países-sede, os únicos a já saberem seus grupos: México no grupo A, Canadá no B e Estados Unidos no D. A colocação prévia atende a motivos logísticos.
Estar no sorteio como cabeça de chave significa que a Canarinho não enfrenta outras tradicionais equipes na fase de grupos, como Alemanha, Inglaterra, Argentina, França e Espanha. O Brasil também não terá em seu grupo nenhuma adversária sul-americana, por uma regra que restringe cada grupo a no máximo uma equipe por confederação. A exceção são as seleções da Europa, já que 16 equipes do Velho Continente participam da Copa. Com isso, serão oito grupos com uma seleção europeia e outros quatro com duas.
Assim, a Seleção Brasileira vive a expectativa de conhecer seus adversários. Considerando as regras pré-determinadas, um eventual “grupo da morte” poderia ser formado por Brasil, Marrocos (Pote 2), Noruega (Pote 3) e Itália (caso se classifique via repescagem, entra via pote 4). A Croácia, algoz de 2022, também pode estar no caminho já que integra o pote 2.
Por outro lado, os comandados de Carlo Ancelotti também podem ter um caminho mais acessível, com Áustria (Pote 2), Catar (Pote 3) e Haiti (Pote 4). A Copa do Mundo começa no dia 11 de junho de 2026, com a grande final marcada para o dia 19 de julho.