Candidatos aprovados devem realizar matrícula a partir de 2 de fevereiro; inscrições para lista de espera seguem abertas até o início de fevereiro.
-janeiro 29, 2026
Candidatos aprovados devem realizar matrícula a partir de 2 de fevereiro; inscrições para lista de espera seguem abertas até o início de fevereiro.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta quinta-feira (29), o resultado da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026. Os candidatos já podem consultar o desempenho individual no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, plataforma oficial do programa.
Os estudantes selecionados dentro do número de vagas devem ficar atentos aos próximos passos. A matrícula deverá ser realizada a partir do dia 2 de fevereiro, conforme o cronograma e as orientações definidas por cada instituição de ensino superior. Os procedimentos, documentos exigidos, prazos e horários variam conforme a instituição, e as informações devem ser consultadas diretamente nos canais oficiais da universidade ou instituto federal.
Criado em 2010, o Sistema de Seleção Unificada reúne vagas ofertada por instituições públicas de educação superior que aderem ao processo seletivo do MEC. Em 2026, o Sisu oferta 274,8 mil vagas em 7.399 cursos de graduação, distribuídos em 136 instituições públicas de ensino superior de todas as regiões do país.
Os candidatos que não foram aprovados na chamada regular ainda podem concorrer a uma vaga por meio da lista de espera. Para isso, é necessário manifestar interesse entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro, exclusivamente pelo site do Sisu.
Cada candidato poderá optar por apenas uma das duas opções de curso escolhidas no momento da inscrição. A convocação dos selecionados na lista de espera, assim como os prazos e orientações para matrícula, será de responsabilidade das próprias instituições de ensino.
Os candidatos da lista de espera disputarão as vagas que não forem preenchidas durante a chamada regular.
Para os candidatos que não obtiveram aprovação no Sisu, o MEC reforça que há outras alternativas de acesso ao ensino superior.
O Programa Universidade para Todo (Prouni) oferece bolsas integrais e parciais em instituições privadas de educação superior. As inscrições para o programa seguem abertas até 29 de janeiro e, neste primeiro semestre, são disponibilizadas mais de 594 mil bolsas.
Além disso, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) permite o financiamento de cursos de graduação em instituições privadas. Pelo Fies Social é possível financiar até 100% do valor do curso. As inscrições começam dia 3 de fevereiro, e o candidato pode, inclusive, acumular bolsa parcial do Prouni com o financiamento do Fies, desde que atenda aos critérios.