Nesta sexta-feira (28), sete planetas poderão ser observados no céu: Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Mercúrio. Três deles — Marte, Vênus e Júpiter — poderão ser vistos a olho nu, enquanto os demais exigem instrumentos astronômicos.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.
O fenômeno, conhecido como conjunção planetária, ocorre quando os planetas aparecem próximos uns dos outros no céu terrestre. “Não é algo para telescópio, mas para ser apreciado a olho nu. O ideal é encontrar um local seguro, com visão livre para o Oeste, onde o Sol se põe”, explica o astrofísico Ricardo Ogando, do Observatório Nacional.
Mercúrio poderá ser visível brevemente próximo ao horizonte, mas sua observação será dificultada pelo brilho do Sol. Já Urano e Netuno, por serem muito distantes, refletem pouca luz e são praticamente invisíveis sem equipamentos adequados.
É recomendado o uso de aplicativos que mapeiam o céu para facilitar a localização dos planetas. Os planetas não cintilam e isso ajuda a diferenciá-los.
Embora popularmente chamado de “alinhamento”, o fenômeno não forma uma linha reta no céu, mas um arco. Ainda este ano, entre 12 e 20 de agosto, uma nova conjunção planetária ocorrerá antes do amanhecer, com destaque para o dia 12, quando Vênus e Júpiter — os dois planetas mais brilhantes — estarão em conjunção próxima.
Fonte: Agência Brasil
Assista ao vídeo: