Animal foi recolhido e passou por análise, que confirmou a presença do vírus.
Animal foi recolhido e passou por análise, que confirmou a presença do vírus.
A Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (SEMUS) informou que foi identificado um caso de raiva em um morcego capturado em uma residência no 4º Conjunto da Cohab, em São Luís.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
Segundo a secretaria, o animal foi recolhido e passou por análise, que confirmou a presença do vírus. Assim que o caso foi identificado, todas as medidas de prevenção, controle e monitoramento foram adotadas de forma imediata.
A SEMUS esclareceu que não há registro de casos de raiva em humanos nem em animais domésticos relacionados a esse episódio. O caso é considerado isolado e está sendo acompanhado pelas equipes de vigilância em saúde.
A secretaria orienta a população a não tocar em morcegos, vivos ou mortos. Em situações de presença desses animais dentro de residências, ou em caso de contato com morcegos ou outros animais suspeitos, a recomendação é acionar a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) pelo telefone (98) 99164-9301 ou procurar a unidade de saúde mais próxima.
A SEMUS reforça ainda a importância de manter a vacinação antirrábica de cães e gatos em dia. A vacina está disponível diariamente na Unidade de Vigilância em Zoonoses.
Por fim, a secretaria informou que segue monitorando a situação e permanece à disposição da população para prestar esclarecimentos e orientações.