Um seminário irá discutir a utilização de telas durante a primeira infância, analisando os benefícios e malefícios do uso de dispositivos eletrônicos por crianças. O evento, com o tema “Uso de telas na primeira infância: interfaces e mundo digital”, ocorrerá nesta quinta-feira (20), no Centro Cultural do Ministério Público do Maranhão, na Rua Oswaldo Cruz, em São Luís.
O seminário tem como objetivo fomentar um debate qualificado sobre o equilíbrio entre tecnologia e desenvolvimento infantil, sendo realizado pela Rede Estadual da Primeira Infância do Maranhão (REPI-MA), em parceria com a Plan Brasil. As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas clicando aqui.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.
De acordo com os resultados da pesquisa TIC Kids Online Brasil, entre 2015 e 2024, houve um aumento de 12 pontos percentuais entre os usuários de internet de 9 a 17 anos que relataram ter acessado a internet pela primeira vez antes dos 6 anos – 23% em 2024, contra 11% em 2015.
O seminário contará com palestras e painéis de discussão com profissionais da educação, saúde e desenvolvimento infantil. Rodrigo Nejm, especialista em Educação Digital, é um dos convidados, assim como Vital Didonet, mestre em Educação, e a Promotora de Justiça de São José de Ribamar, Flávia Valéria Nava.
Durante as atividades, serão abordados os efeitos do tempo de exposição a dispositivos eletrônicos e apresentadas recomendações baseadas em pesquisas recentes.
Projeto Ciranda
O evento marca a finalização do Projeto Ciranda, que teve como principal objetivo resgatar a cultura e as tradições do Maranhão, além de promover o debate sobre temas sensíveis. O projeto “Ciranda” foi capitaneado pela Plan International Brasil, em parceria com a Rede Estadual da Primeira Infância do Maranhão (REPI-MA).
Apesar de o uso de celulares, tablets e computadores poder estimular o desenvolvimento cognitivo, o perigo das telas surge quando elas causam impactos negativos no sono, no atraso na aquisição da linguagem e na diminuição da interação social. Esses problemas ocorrem especialmente quando há um uso excessivo das telas.