Segundo dados do TSE, ao todo, 67 candidatos se declararam indígena para concorrer ao pleito do ano passado em 19 municípios maranhenses.
-fevereiro 5, 2026
Segundo dados do TSE, ao todo, 67 candidatos se declararam indígena para concorrer ao pleito do ano passado em 19 municípios maranhenses.
Seis candidatos indígenas eleitos nas eleições de outubro do ano passado, foram empossados no início de janeiro para os mandatos de 2025 a 2028 em câmaras municipais do Maranhão.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, ao todo, 67 candidatos se declararam indígena para concorrer ao pleito do ano passado em 19 municípios maranhenses. Foram 65 candidaturas à vereador e dois candidatos a vice-prefeito. Ainda conforme os dados, dentre os candidatos indígenas, foram 24 mulheres e 43 homens.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
Após a abertura das urnas no dia 6 de outubro, as candidaturas indígenas receberam um montante de 14.788 votos, sendo 12.895 votos para candidatos a vereador e 1.893 para postulantes ao cargo de vice-prefeito.
Os candidatos indígenas que tiveram êxito no pleito do ano passado foram eleitos nos municípios de Jenipapo dos Vieiras, Itaipava do Grajaú, Amarante do Maranhão, Montes Altos, Fernando Falcão e Barra do Corda. Confira abaixo relação dos eleitos:
Em relação aos partidos políticos escolhidos pelos candidatos indígenas para concorrer ás eleições municipais do ano passado no Maranhão, o MDB foi o que teve mais candidaturas, com 13 postulantes. Destes, dois foram eleitos.
O PDT teve 9 candidatos e também elegeu dois vereadores; 8 indígenas concorreram pelo PP e um conseguiu êxito; o Republicanos teve 4 candidaturas e elegeu um vereador. Outros seis partidos tiveram candidaturas, mas não conseguiram êxito nas urnas: PT (4), PSB (3), PL (3), União Brasil (4), PC do B (3), PSDB (3) e Podemos (3).