Efetivo contará com o apoio de 48 viaturas, entre carros e motocicletas, para reforçar o patrulhamento.
-janeiro 29, 2026
Efetivo contará com o apoio de 48 viaturas, entre carros e motocicletas, para reforçar o patrulhamento.
O Governo do Estado do Maranhão iniciou, nesta sexta-feira (16), a Operação de Pré-Carnaval para reforçar a segurança durante a programação festiva em todo o estado. A ação tem como objetivo garantir tranquilidade aos brincantes, moradores e turistas que participam dos eventos.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
Para o período de pré-Carnaval, foram escalados 610 policiais militares, que atuarão principalmente nos circuitos da Região Metropolitana de São Luís durante os fins de semana. O efetivo contará com o apoio de 48 viaturas, entre carros e motocicletas, para reforçar o patrulhamento.
A operação segue um modelo de segurança integrada, com diferentes modalidades de policiamento. Haverá atuação de policiais a pé e montados, especialmente em áreas de grande concentração de público. Também será realizado patrulhamento motorizado para respostas rápidas, além de monitoramento aéreo com helicópteros e drones, que auxiliam na identificação de ocorrências em tempo real.
Para organizar melhor o efetivo e prevenir crimes, o comando da operação definiu pontos estratégicos em cada região. Em São Luís, locais como a Avenida Litorânea, Praia Grande e Madre Deus recebem atenção especial. No interior do estado, o policiamento foi planejado de acordo com a programação pré-carnavalesca de cada município.
Além da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), a operação envolve a integração com outras forças de segurança, secretarias estaduais, prefeituras e a iniciativa privada.
Sobre o período oficial do Carnaval, o Governo do Estado informou que o planejamento está em fase final. O cronograma está sendo ajustado conforme as informações enviadas pelas secretarias municipais, com o objetivo de garantir diretrizes de segurança adequadas durante toda a temporada carnavalesca.
A expectativa é de grande público nos circuitos Vem Pro Centro, Vem Pro Mar e no Pré-Carnaval da Madre Deus. Por isso, o policiamento reforçado, o uso de câmeras de monitoramento e o apoio da tecnologia serão fundamentais para proteger famílias, turistas e trabalhadores que acompanham cortejos, blocos tradicionais e shows espalhados pelo Maranhão.