O evento acontece nos dias 11 e 12 de setembro em São Luís
-fevereiro 2, 2026
O evento acontece nos dias 11 e 12 de setembro em São Luís
O Secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), Júlio Pinheiro, concedeu entrevista ao Programa Tá Na Hora Maranhão, da TV Difusora, sobre a II Caravana Federativa, que acontece nos dias 11 e 12 de setembro em São Luís.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
“A expectativa é muito grande. Estamos trazendo toda a estrutura do governo federal: mais de 30 ministérios, agências, empresas públicas e bancos. O objetivo é acelerar ações, projetos e obras e garantir acesso a programas em todo o Maranhão. Temos mais de 7 mil inscritos entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, movimentos sociais e equipes técnicas”.
“Sim. Além do atendimento direto, acrescentamos oficinas técnicas. Nelas, os ministérios orientam sobre adesão a programas e andamento de obras. Também há atenção especial às obras paradas, com possibilidade de assinatura de contratos e liberação de recursos na hora”.
“Somente no Maranhão, o PAC prevê quase R$ 45 bilhões até 2030, sendo que R$ 8 bilhões já foram executados. A prioridade é que esses recursos não fiquem parados, garantindo mais celeridade e efetividade na execução das ações”.
“Cada ministério terá um estande para atendimento direto. Também teremos salas para oficinas e auditório para abertura com quatro ministros de Estado, além de presidentes de bancos e empresas públicas. A parceria com o governo estadual e associações de municípios é fundamental para o sucesso do evento”.
“Sim, além do atendimento técnico, vamos valorizar a cultura do Maranhão com apresentações e palestras. Os gestores terão acesso a informações práticas e orientações de diversos ministérios”.
“Os resultados são imediatos. Obras e serviços avançam nos municípios, e todas as informações estão disponíveis nas plataformas Comunica.br e Transfer.gov, garantindo transparência em tempo real”.
“A participação é por inscrição prévia. Gestores, equipes técnicas e representantes da sociedade poderão acompanhar oficinas, atendimentos e palestras durante todo o dia. O objetivo é aproximar a população e os municípios do governo federal, acelerando a entrega de serviços que impactam diretamente a vida das pessoas”.