Deflação em São Luís foi a mesma registrada na Região Metropolitana de Belo Horizonte (-0,15%)
Deflação em São Luís foi a mesma registrada na Região Metropolitana de Belo Horizonte (-0,15%)
Depois de registrar a maior inflação do país em setembro (1,02%), São Luís apresentou deflação de 0,15% em outubro de 2025, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo IBGE. O resultado coloca a capital maranhense entre as seis regiões do Brasil com queda nos preços ao consumidor.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
A deflação em São Luís foi a mesma registrada na Região Metropolitana de Belo Horizonte (-0,15%). No mesmo período, a inflação nacional ficou em 0,09%, também com desaceleração em relação a setembro (0,48%).
O acumulado do ano mostra que a inflação em São Luís caiu de 3,64% em setembro para 3,49% em outubro. Já no acumulado dos últimos 12 meses, o índice também recuou — de 5,32% para 4,57%, ficando abaixo da média nacional (4,68%).
Cinco dos nove grupos de despesas que compõem o IPCA tiveram queda em São Luís. As reduções mais fortes vieram de transportes (-0,36%) e alimentação e bebidas (-0,23%).
Entre os produtos que mais contribuíram para a deflação estão arroz (-3,49%), gasolina (-1,24%), energia elétrica (-1,02%), frango inteiro (-2,68%) e melão (-9,13%).
A queda nos preços da energia elétrica ocorreu por causa da mudança na bandeira tarifária, que passou do patamar vermelho 2 para o patamar 1, reduzindo o custo nas contas de luz.
Já o grupo vestuário teve o maior aumento no mês, com alta de 0,57%, influenciado por itens como bermudas, sandálias e camisas masculinas.
Mesmo com a deflação de outubro, o grupo habitação ainda concentra a maior alta acumulada de preços no ano em São Luís, com 11,05%, impulsionada pela forte elevação da energia elétrica residencial em setembro (27,3%).
O segundo grupo com maior aumento acumulado é saúde e cuidados pessoais, com 6,32%, seguido por vestuário (2,89%) e artigos de residência (2,06%).
Por outro lado, o grupo comunicação teve deflação no acumulado do ano, com queda de 0,99%.
Com o resultado de outubro, São Luís mantém uma trajetória de desaceleração dos preços ao consumidor observada desde o início de 2025. O movimento reflete um alívio no custo de vida das famílias após meses de alta em itens essenciais.